3. Com o predomínio da atividade econômica do comércio, desenvolvida essencialmente no espaço urbano, fica evidente que a lógica que impera neste novo sistema econômico se baseia na expansão acelerada dos negócios, pois quanto mais rápido é o giro dos produtos entre a fase de produção e a fase de comercialização, maiores serão os ganhos dos burgueses. Para atingir os objetivos dos burgueses era preciso transformar milhares de trabalhadores migrantes em assalariados. Assinale a alternativa que explica quais os objetivos da burguesia com relação ao aumento de trabalhadores assalariados.
a) Para que os trabalhadores pudessem auxiliar os burgueses a comandar seus negócios, o que faria com que o lucro aumentasse.
b) Para que com os rendimentos, os trabalhadores assalariados se transformassem em mercado consumidor aos produtos que espocavam das unidades fabris.
c) Para dividir com os trabalhadores o lucro dos produtos vendidos em todo o mundo.
d) Para auxiliar no crescimento das cidades e colaborar com o desenvolvimento humano de todas as famílias, já que se pretendia diminuir a desigualdade social.
4. Os boias-frias, tipo de trabalhador muito utilizado no corte de cana de açúcar no estado de São Paulo, recebe um pagamento de salário por produtividade, determinado pela quantidade de cana cortada. Pode-se dizer que este tipo de trabalho:
a) É uma forma de auxiliar o trabalhador do campo, melhorando a sua condição de vida no trabalho.
b) Aumenta a chance de o trabalhador ter um salário maior, pois dependerá apenas da sua competência em produzir mais.
c) Embora o trabalhador seja explorado neste tipo de trabalho, foi uma escolha deste, desde que possuía muitas outras opções.
d) Sujeita o trabalhador a uma profunda exploração, pois trabalha em condições precárias e em longas jornadas diárias para obter seu sustento.
5. A organização do espaço rural brasileiro é, em grande parte, o resultado de uma história marcada pelo colonialismo e os conflitos dele decorrentes. A chegada dos colonizadores imprimiu uma forma específica de ocupação a partir do litoral, gerador de uma capilaridade em direção ao interior, na medida em que ocorriam as conquistas territoriais. Este processo não se desenvolveu, como se sabe, sem conflito, especialmente a partir da resistência indígena que procurava manter suas condições de vida e cultura. Este embate provocou:
a) A morte de muitos europeus, pois o povo nativo expulsou os visitantes de volta para a área litorânea, ficando isolados no interior do Brasil até os dias atuais.
b) A proliferação da cultura indígena para todo o território brasileiro, sendo que a maior parte das práticas agrícolas desenvolvidas estava nitidamente ligada ao aprendizado com o povo nativo.
c) A expulsão do povo nativo para a Europa, onde trabalhariam como escravos das famílias dos colonizadores.
d) O massacre dos povos nativos e a consequente incorporação de novas terras ao processo produtivo, comandado pela coroa portuguesa.
Respostas
respondido por:
33
3 - B
4 - D
5 - D
Ta aí espero ter ajudado
4 - D
5 - D
Ta aí espero ter ajudado
Inocencio:
Obrigada
Perguntas similares
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás