• Matéria: Contabilidade
  • Autor: joaohsafira
  • Perguntado 8 anos atrás

O plano de contas é um conjunto ordenado de contas, diretrizes e normas previamente estabelecidos a fim de orientar a execução da contabilidade, objetivando ainda a uniformização dos registros contábeis.



Leva-se em consideração, ainda, que a sua elaboração tem por fim a identificação das particularidades, tais como, o tamanho da empresa, ramo de atividade, sistema contábil e interesses dos usuários.



Podemos afirmar corretamente que quando da elaboração de um Plano de Contas, o mesmo, tem por objetivo:


Dificultar por parte da contabilidade a utilização de contas, tendo em vista que a aquela deve ser sempre complexa por natureza.


Facilitar o manuseio das contas a serem utilizadas.


Facilitar o manuseio das contas que serão utilizadas quando das atividades, especialmente quando houver um sistema de processamento eletrônico de dados.


Facilitar a utilização e identificação dos relatórios contábeis, mormente quando publicados em jornais.


Evitar que muitas das contas sejam utilizadas, principalmente quando as mesmas forem de empresas de médio e grande porte.

Respostas

respondido por: caroolinecorrea
5

Olá, tudo bem?

A resposta que melhor se enquadra é: Facilitar o manuseio das contas que serão utilizadas quando das atividades, especialmente quando houver um sistema de processamento eletrônico de dados.


O Plano de Contas é disciplinado pela Lei 11.638/07 que trás em seus anexos um modelo genérico a ser seguido pelas entidades.

O objetivo do Plano de Contas é registrar de forma organizada e sistemática os conjuntos de contas que uma empresa apresenta em suas demonstrações contábeis (Balanço Patrimonial e DRE, por exemplo).

O Plano de Contas deve conter no mínimo os seguintes elementos: codificação das contas, classificação que parta de um elemento geral para um elemento particular (afunilamento), títulos de contas claros e sucintos, agrupamentos de contas que não distorçam a compreensão pelos usuários, dentre outros elementos.

Como exemplo, podemos citar as contas dos demonstrativos contábis das empresas da BM&FBovespa, cujo Ativo é número como "1", Passivo como "2" e DRE como "3", logo, as contas de cada um destes grupos iniciarão pelos números respectivamente citados.

Espero ter ajudado ;)


respondido por: ElaineLiberto
3

facilitar o manuseio das contas que serão utilizadas quando das atividades, especialmente quando houver um sistema de processamento eletrônico de dados

Perguntas similares