Respostas
Flexibilidade
Força e resistência muscular
Composição Corporal
Resistência cardio respiratória
Espero ter ajudado!
Resposta: Aptidão física, saúde e qualidade de vida relacionada à saúde em adultos.
A aptidão física pode ser definida como a capacidade de realizar esforços físicos sem fadiga excessiva, garantindo a sobrevivência de pessoas em boas condições orgânicas no meio ambiente em que vivem. A saúde não se distingue apenas como um estado de ausência de doenças, mas como um estado geral de equilíbrio, nos diferentes aspectos e sistemas que caracterizam o indivíduo; biológico, psicológico, social, emocional, mental e intelectual, resultando em sensação de bem-estar.
Há um número cada vez maior de estudos e documentos que comprovam e relatam os benefícios da aptidão física para a saúde. Tanto a inatividade física como a baixa aptidão física são prejudiciais à saúde. A pratica de se exercitar-se precisa estar somente ao cotidiano das pessoas, mas também à cultura popular, aos tratamentos médicos, ao planejamento da família e à educação infantil. O exercício tem como objetivo melhorar um ou mais componentes da aptidão: condição aeróbica, força e flexibilidade.
Atividade física define-se como qualquer movimento do corpo realizado pelos músculos que requer energia para acontecer. Exercício físico se diferencia pela intencionalidade e planejamento, enquanto a expressão aptidão física representaria a habilidade do corpo de adaptar-se às demandas do esforço físico que a atividade precisa para níveis moderados ou vigorosos, sem levar a completa exaustão. Mudanças positivas tendem a acontecer quando os indivíduos passam a adotar um estilo de vida mais ativo fisicamente ou quando eles recebem exercício físico regular como um dos componentes de seu tratamento.
Agora é bastante aceita como uma medida apropriada para o somatório do tratamento e eficácia em pesquisas clínicas a QVRS, que representa a parte da qualidade de vida ligada diretamente à saúde do indivíduo, refletindo sobre os efeitos funcionais de uma doença e seu consequente tratamento sobre um paciente tal como é percebido pelo mesmo
Existe redução de fatores de risco para doenças em adultos, dentro da estrutura ao longo da vida. A prática regular de atividade física e uma maior aptidão física estão associadas a uma menor mortalidade e melhor qualidade de vida em população adulta. A relação entre as três variáveis, aptidão física, atividade física e saúde são próximas e recíprocas.
Os benefícios do condicionamento físico apropriado são enormes, como: melhorar a densidade mineral óssea, previne perda de massa óssea, aumenta o consumo máximo de oxigênio, melhora a circulação periférica, aumenta a massa muscular, entre outras. Por isso os anos escolares devem proporcionar à criança a oportunidade, o prazer e o conhecimento de como realizar exercícios, para que ele não se torne um adulto sedentário.