Conversa de mãe e filha - Manhê, eu vou me casar. - Ãh… Que foi? Agora não, Anabela… Não tá vendo que eu tô no telefone? - Por favor, por favoooooor, me faz um lindo vestido de noiva, urgente?! - Pois é, Carol. A Tati disse que comprava e no final mudou de ideia. Foi tudo culpa da… - Mãe, presta atenção! O noivo já foi escolhido e a mãe dele já tá fazendo a roupa. Com gravata e tudo! - Só um minuto, Carol. Vestido de… Casar?! Que é isso menina, você só têm dez anos! Alô, Carol? - Me ouve, mãe! Os meus amigos também já foram convidados! E todos já confirmaram a presença. - Carol, tenho que desligar. Você está louca, Anabela? Vou já telefonar para o teu pai. - Boa! Diz pra ele que depois vai ter a maior festança. Ele precisa providenciar pipoca, bolo de aipim, pé-de-moleque, canjica, curau, milho na brasa, guaraná, quentão e, se puder, churrasco no espeto e cuscuz. E diz pra ele não esquecer: quero fogueira e muito rojão pra soltar na hora do “sim, eu aceito”. Mãe? Mãe… Manhêêê!!! Caiu pra trás… Mããããããe?! Vinte minutos depois. - Acorda, mãe… Desculpa, eu me enganei, a escola vai providenciar os comes e bebes. O papai não vai ter que pagar nada, mãe, acoooooorda… Ô vida! Que noiva sofre eu já sabia. Mas até noiva de quadrilha?! BRAS, Tereza Yamashita; BRAS, Luiz. Conversa de mãe e filha. Disponível em: . Acesso em 24 maio 2017. Após a leitura do texto, podemos pensar que as personagens quando estão em interação trazem sua bagagem cognitiva, ou seja, estão falando dentro do seu contexto. A partir do que foi estudado sobre texto e contexto, leia as afirmativas: I. O diálogo entre mãe e filha indica que a mãe contextualizou o que a filha dizia a partir do que a mãe conhece sobre o modelo social de casamento. II. A filha falava sobre o casamento segundo um modelo construído sobre o casamento caipira, o casamento de festa junina. III. Os leitores, assim como a mãe, construíram sentido de acordo com o contexto sobre o modelo social mais comum sobre casamento e foi possível notar que era outro tipo de casamento quando a filha descreveu a festa. IV. No início da conversa, o leitor está no contexto do casamento conforme a visão da mãe e, depois do dizer da filha, o leitor está em um outro contexto, há, portanto, um movimento de construção de sentido. V. Passar de um contexto a outro é o movimento para construir sentido, ou seja, ler e interpretar um texto, o que exige também o conhecimento de mundo ou enciclopédico, o linguístico e o interacional. Agora, assinale a alternativa CORRETA. Escolha uma: a. Apenas as afirmativas I, II, IV e V estão corretas. b. Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas. c. As afirmativas I, II, III, IV e V estão corretas. d. Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas. e. Apenas as afirmativas IV e V estão corretas.
Respostas
respondido por:
10
a letra c esta correta
respondido por:
0
Sobre a conversa entre mãe e filha, pensando em um contexto de bagagem cognitiva, está correta a letra C) As afirmativas I, II, III, IV e V estão corretas.
Análise das afirmações sobre a conversa de mãe e filha:
- I - VERDADEIRA, dado que a mãe interpretou o que dizia a filha com base no seu conhecimento sobre casamento.
- II - VERDADEIRA, uma vez que a filha falava sobre o modelo de casamento caipira.
- III - VERDADEIRA, visto que os leitores, assim como a mãe, pensaram em casamento conforme o modelo social mais comum.
- IV - VERDADEIRA, já que há uma mudança de contexto em relação ao casamento conforme a leitura é realizada.
- V - VERDADEIRA, porque a passagem de contextos é que faz com que o indivíduo construa sentidos, e por isso é necessário também conhecimento de mundo.
Veja mais sobre conhecimento de mundo:
https://brainly.com.br/tarefa/21770128
#SPJ2
Anexos:
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás