Respostas
O relevo brasileiro é constituído, principalmente, por planaltos, planícies e depressões.
Os planaltos são terrenos mais antigos relativamente planos, situados em altitudes mais elevadas.
Destacam-se o Planalto Central Brasileiro, Centro Sul de Minas, Planalto da Amazônia Oriental e os planaltos da Bacia do Parnaíba e da Bacia do Paraná.
Tendo uma das primeiras classificações para o relevo brasileiro proposta pelo professor Aroldo de Azevedo (1910-1974). Para ele o relevo do Brasil poderia ser classificado em grandes unidades de planaltos e planícies, com seus estudos propos a divisão do Planalto Brasileiro em Planalto Atlântico, Planalto Central e Planalto Meridional.
São três as grandes unidades encontradas no relevo brasileiro , planaltos, planícies e depressões. Essas unidades têm formação antiga e resultam principalmente da ação das forças internas da Terra e da sucessão de ciclos climáticos, cuja alternância de climas quentes e úmidos com climas áridos ou semi-áridos favoreceu o processo de erosão.
O chão do Brasil apresenta-se com predomínio das chamadas terras altas, com altitudes que variam entre 201 m e 1.200 m, representando 58,5% do território.
A formação do relevo brasileiro decorre da ação de diversos elementos, como a estrutura geológica do território, os agentes internos, o tectonismo e o vulcanismo, e os agentes externos: as águas correntes e o intemperismo.
Entre as principais características do nosso relevo, destaca-se o predomínio das formações sedimentares recentes, que ocupam 64% da superfície.
O relevo brasileiro, em sua formação não sofreu a ação dos movimentos orogenéticos recentes, responsáveis pelo surgimento dos chamados dobramentos modernos e, por isso, caracteriza-se pela presença de três grandes formas: os planaltos as depressões e as planícies.
Contendo em sua estrutura geomorfológica:Planícies(Superfícies, geralmente planas e de baixa altitude, formadas a partir do acúmulo de sedimentos de origem marinhas);Depressões(áreas formadas a partir de processos erosivos nas áreas de contato entre as bacias sedimentares);e os planaltos já citados.
Espero ter ajudado.