Durante grande parte do século XX a comercialização da energia elétrica era feita por monopólios verticalizados, ou seja, uma mesma empresa podia ser responsável por gerar, transmitir, distribuir e comercializar a energia elétrica para os consumidores finais. Em outros casos, a empresa era responsável apenas pela compra e pela distribuição da energia elétrica, sendo essa compra da energia normalmente feita por uma única empresa monopolista de geração e transmissão. Por fim, essas empresas podiam ser particulares ou públicas/governamentais dependendo de cada país (GUILHERME, 2017). Atualmente há questionamentos sobre esses modelos mediante às tendências do mercado e ao surgimento de novas tecnologias. Assim, sobre o mercado de energia e suas tendências, assinale a alternativa correta. a) Em todo o mundo, os monopólios verticalizados nunca foram um sucesso porque jamais permitiram disseminar energia elétrica a preços competitivos e decrescentes. b) Economistas ao redor do mundo questionavam a desverticalização do setor elétrico por inibir mecanismos de incentivo à eficiência e modicidade tarifária. c) Em um modelo desverticalizado e liberalizado, a transmissão e a distribuição deixam de ser monopólios naturais, todavia, permite-se a competição na geração da energia (produtores e consumidores podem utilizar e produzir energia com o mínimo de interferência governamental). d) O modelo de mercado tradicional do setor elétrico apresenta uma série de limitações e não funcionaria bem em um contexto moderno de presença massiva de geração distribuída. e) No Brasil, o modelo de monopólio verticalizado começou a ser questionado na década de 70, com a construção da usina hidrelétrica de Itaipu.
Respostas
respondido por:
90
d) O modelo de mercado tradicional do setor elétrico apresenta uma série de limitações e não funcionaria bem em um contexto moderno de presença massiva de geração distribuída.
Esta é a resposta, Ok!
Esta é a resposta, Ok!
dennismendes:
Correto
respondido por:
13
Resposta correta:
O modelo de mercado tradicional do setor elétrico apresenta uma série de limitações e não funcionaria bem em um contexto moderno de presença massiva de geração distribuída
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás