Com os governos dos países em constante competição, intensificou-se a conquista por mercados estrangeiros. Dentre outros motivos, isso fez com que as organizações buscassem por certificações nacionais e internacionais. Considerando essas motivações, leia as afirmações a seguir: I. Os governos buscam, mediante medidas, impor barreiras aos produtos estrangeiros que não atendam normas de qualidade. II. O Reino Unido, por exemplo, é um país protecionista, ou seja, é bem protegido contra a entrada de produtos concorrentes. III. A OMC estabelece padrões internacionais que possam servir de referências quanto a como atender requisitos em diferentes mercados. IV. A adoção de normas internacionais em nada facilita a vida das empresas, pois ter um referencial de produção e de práticas organizacionais não permite que elas entrem com seus produtos em mercados de altos níveis de proteção legal. V. As legislações não são sérias ao ponto de impedir a entrada de produtos nocivos, como as produzidas por empresas poluidoras ou manufaturados sob condições desumanas. É correto o que se afirma em: ALTERNATIVAS I e II, apenas. I e IV, apenas. II e V, apenas. III e IV, apenas. I, II e III, apenas.
Respostas
As afirmativas I, II e III, estão corretas.
Porém, existem grandes diferenças nas barreiras que são impostas pelos países Europeus e em barreiras que são usadas no Brasil.
No Brasil existe grande prevalência de barreiras financeiras, o que impede que sejam importados produtos através de tarifas, que poderiam ajudar no aquecimento do mercado brasileiro.
Já nos países Europeus, temos o grande uso de barreiras não tarifarias, que são barreiras ligadas a qualidade dos produtos que entram dentro dos países europeus.
O protecionismo é uma tentativa de manter a competitividade dos produtos do mercado nacional, porém, se esse artificio for usado por muito tempo, pode estagnar a economia de um pais.
Caso queira estudar mais:
https://brainly.com.br/tarefa/16782084