Marília perdeu muito sangue durante uma cirurgia de emergência e precisou de transfusão sanguínea. A enfermeira seguiu o protocolo estabelecido pelo hospital para este tipo de procedimento. Subitamente, a paciente apresentou falta de ar, vermelhidão e calafrios.
Ao observar estes sintomas, qual deve ser a primeira medida da enfermeira?
Respostas
Resposta:
Parar imediatamente a transfusão
Explicação:
Nesta situação, a enfermeira deve interromper a transfusão imediatamente e, consequentemente, avisar ao médico responsável.
Uma transfusão de sangue é um procedimento médico de rotina no qual o sangue doado lhe é fornecido através de um tubo estreito colocado dentro de uma veia do braço.
O motivo de o paciente ter tido essas reações durante a transfusão pode ser diversas. Por exemplo, o sangue do receptor pode atacar o sangue do doador se os dois não forem compatíveis, além disso, pode-se ter tido uma reação alérgica a essa transfusão de sangue.
Este procedimento, potencialmente salva-vidas, pois, pode ajudar a substituir o sangue perdido devido a cirurgia ou lesão. Uma transfusão de sangue também pode ajudar se uma doença impedir o seu corpo de fazer produzir alguns componentes do seu sangue corretamente.
Questão similar no Brainly:
https://brainly.com.br/tarefa/47115953
Quaisquer dúvidas, deixe nos comentários.
Bons estudos :)