Respostas
Na Geografia, bem como nas Ciências Atmosféricas e da Terra, existe uma diferenciação entre tempo e clima, isto é, entre as condições meteorológicas e climatológicas. Trata-se de conceitos distintos que representam diferentes escalas de um mesmo fenômeno e que, não raro, são confundidos e até tratados como sinônimos por parte de muitas pessoas.
A diferença entre tempo e clima está, na verdade, na escala temporal que os envolve. O tempo é um estado momentâneo da atmosfera, enquanto o clima é a configuração mais permanente ou referente a um período de tempo maior. Em algumas definições, o clima é tratado como um conjunto de tempos meteorológicos ao longo de 12 anos, o que não é necessariamente uma regra.
O tempo, portanto, refere-se ao estado da atmosfera no exato momento tratado. Veja alguns exemplos:
- Faz muito calor agora em Porto Alegre, com ausência total de nuvens.
- Em Goiânia, está muito seco hoje.
- Choveu muito em São Paulo durante essa semana.
- Como vem fazendo frios nesses últimos dias.
O clima, por sua vez, diz respeito às condições comuns ou referentes a um período mais amplo.
- Todo final de ano é a mesma coisa, chove muito em Goiás!
- O inverno curitibano é sempre muito rigoroso.
- O aquecimento global deverá aumentar as temperaturas nas próximas décadas.
Quando falamos na previsão e também na análise do tempo atmosférico, estamos falando da meteorologia, ou seja, da ciência que estuda o comportamento imediato da atmosfera. Por outro lado, o clima é referente à climatologia. Geralmente, o climatologista utiliza-se do conjunto de dados fornecidos pelo meteorologista ao longo do tempo para realizar conclusões amplas e definitivas sobre a atmosfera de um determinado local.