1) Como chama a glândula que age no período da puberdade e o nome dos hormônio que ela produz?
2)Descreva o processo que acontece no período da puberdade?
3)Comente sobre os gonadotrofina?
4)Como os hormônios sexuais agem?
5)O que acontece com as mulheres quando entra na menopausa?
6)Como é formado o sistema genital feminino?
7)Descreva a genitália feminina e masculina?
8)Como acontece o ciclo menstrual?
9)Como acontece a fecundação?
10)O que acorre no sistema genital feminino durante a ovulação?
11)Faça a legenda do sistema genital masculino
12)Qual é a função dos testículos?
13)O que é espermatozódes?
Me ajudem por favor
Respostas
(Estou procurando a resposta para as outras perguntas)
1) Durante a puberdade, o hipotálamo passa a produizir o GnRH (hormônio liberador de gonadotrofina).
2) O GnRH liberado pelo hipotálamo estimula a adenohipófise a produzir os hormônios FSH (folículo-estimulante) e LH (luteinizante), que atuam nas gônodas (ovários e testículos). Estes passam a produzir os hormônios sexuais, progesterona, estrógeno e testosterona.
3) Gonadotrofinas são hormônios proteicos liberados pela hipófise. Os principais tipos são os hormônios luteinizante (LH) e folículo-estimulante (FSH), que agem em conjunto.
O LH, nas mulheres, desencadeia a ovulação, o desenvolvimento do corpo lúteo, e coordena a secreção de progesterona. Nos homens, estimula a produção de testosterona e é responsável pela maturação dos espermatozoides.
O FSH regula o desenvolvimento, crescimento e maturação das células germinativas.
4) Os hormônios sexuais são produzidos pelas gônodas e são responsáveis pelo aparecimento das características sexuais secundárias.
Nos meninos, os testículos produzem a testosterona, que provoca o surgimento de pêlos, o início da espermatogênse (produção de espermatozoides), o espessamento das cordas vocais e o aumento do pênis.
Nas meninas, os ovários produzem estrogênio e progesterona, responsáveis pelo crescimento de pêlos pelo corpo, desenvolvimento dos seios, o início e regulação do ciclo menstrual e a ovogênese, e ainda o surgimento das "curvas", pela estimulação dos adipócitos, que crescem e se multiplicam, causando o acúmulo de gordura em certas regiões do corpo.
5) A menopausa é a última menstruação de uma mulher, o que significa que seu "estoque" limitado de células germinativas chegou ao fim. Quando não há mais folículos, os ovários entram em falência e diminuem progressivamente a produção de hormônios, causando os sintomas típicos dessa fase, como fogachos, irregularidades no ciclo menstrual, perda de massa óssea, entre outros.
6) O sitema genital feminino é formado por uma parte externa, chamada vulva, e a parte interna, composta pela vagina, útero, tubas uterinas e ovários.
7) A genitália externa feminina é chamada de vulva. É composta pelos pequenos e grandes lábios, clitóris e entrada da vagina. Na parte interna, há a vagina, o útero, as tubas uterinas e os ovários.
A genitália masculina é fomada pelo pênis, onde há a glande e o prepúcio, escroto, testículos, próstata, canal deferente e glândula seminal.
8) O início do ciclo menstrual é marcado pela menstruação.
A segunda fase é quando o estrogênio faz a camada interna do útero (o edométrio) engrossar, afim de receber um óvulo fecundado. Ao mesmo tempo, o FSH estimula a maturação dos folículos do ovário.
O aumento dos níveis de estrogênio estimula a produção de LH, que faz um folículo se romper, liberando um óvulo. Essa fase é chamada de ovulação.
Começa então a fase lútea, onde o folículo vazio se transforma em um corpo lúteo e produz estrogênio e grande quantidade de progesterona, que estimula a parede do útero a se preparar para a implantação de um óvulo fecundado. Caso a fecundação ocorra, esse óvulo se fixará a parede do útero, seguindo com a gestação. Caso contrário, essa camada formada no endométrio será expelida pela vagina (menstruação).
9) Os espermatozoides são atraídos para o óvulo e substâncias do sêmen estimulam as contrações da musculatura do útero, que junto com os movimentos dos flagelos, levam os espermatozoides até a tuba uterina.
Ao encostar na membrana externa do óvulo, os espermatozoides liberam enzimas digestivas que facilitam sua entrada. Após um espermetozoide entrar no óvulo, outros são bloqueados. As duas células se fundem e formam o zigoto, que soferá várias clivagens até a formação do embrião. O embrião se fixa à parede do útero, processo chamado de nidação, e então continua seu desenvolvimento.
10) O aumento dos níveis de estrogênio estimula a produção de LH, que faz um folículo no ovário se romper, liberando um óvulo. Ocorre também o espessamento do revestimento uterino para que o óvulo fecundado possa aderir a ele.
11) (imagem em anexo)
12) Os testículos têm duas funções: a produção de testosterona, o hormônio sexual masculino, e a produção de espermatozoides.
13) Espermatozoides são as células reprodutivas masculinas. São uma das menores células do corpo humano, e são formadas basicamente por duas partes: a cabeça e a cauda (flagelo).
Para saber mais:
https://brainly.com.br/tarefa/20769337