• Matéria: Contabilidade
  • Autor: raposoyuri
  • Perguntado 8 anos atrás

Os impostos ou taxas sobre vendas incidem e guardam proporcionalidade com o preço de venda.

Para as empresas comerciais, nosso objeto de estudo, os tributos incidentes sobre as vendas mais comuns são: ICMS, IPI, ISS PIS sobre faturamento e COFINS.

Sobre o PIS, é correto dizer que:


é calculado aplicando-se uma alíquota sobre a soma das receitas que entram no cálculo do lucro operacional (lucro líquido), sendo que alguns valores podem ser excluídos destas receitas.


o fato gerador é somente a prestação de serviços pelas empresas.


o fato gerador é somente a circulação de mercadorias.


o fato gerador é somente a saída de produtos industrializados dos estabelecimentos industriais.


é uma contribuição de competência dos municípios, cuja alíquota é de 1,65% (não cumulativo) sobre o faturamento mensal da pessoa jurídica (Lucro Real) e de 0,65% (cumulativo) para optantes pelo Lucro Presumido.

Respostas

respondido por: amarelinha
4
A segunda alternativa está correta.
Ele é cobrado quando há contratação de serviço de pessoa jurídica. Diferente do IR, o PIS assim como também CSLL e o COFINS, não são cobrados no ato do serviço, mas sim no momento em que há o pagamento. Se você presta um serviço hoje,recebe uma parte agora e outra só no mês seguinte,hoje você paga o IR sobre o valor total, mas no momento em que você vai receber cada parcela é feito o recolhimento desses impostos (PIS,CSLL e COFINS) ou seja se o seu pagamento for parcelado estes impostos serão recolhidos parceladamente. PIS 0,65% CSLL 1% e COFINS 3%

Penolope: resposta errada a certa é a primeira corrigido no AVA
Perguntas similares