7ª QUESTÃO Leia a passagem do texto "As soluções em tecnologia limpa ao redor do planeta": "Se antes o ser humano buscava por soluções tecnológicas com pensamentos a curto prazo e sem preocupação com impactos ambientais ou qualquer questão do tipo, hoje a principal ideia durante um processo de desenvolvimento tecnológico é: como posso tornar o meu produto sustentável? A palavra de ordem é tecnologia limpa e o primeiro passo que os países têm dado para isso é aumentar, cada vez mais, a presença de fontes de energia renovável em sua matriz energética." Ambiente Energia. As soluções em tecnologia limpa ao redor do planeta. Disponível em: Acesso em 17 jul. 2017 Tendo como base o texto e as nossas discussões sobre economia verde e sustentabilidade, analise as afirmativas a seguir: ​I. O conceito de economia verde significa que o crescimento econômico pode estar baseado em investimentos em capital natural e, portanto, a estrutura da economia muda na direção dos setores/tecnologias “verdes” ou “limpos”, que vão substituindo os setores/tecnologias “sujos” ou “marrons". ​II. Economia verde é definida como “aquela que resulta na melhoria do bem-estar humano e na equidade social, enquanto reduz significativamente os riscos ambientais e as escassezes ecológicas”. ​III. São exemplos da EV no Brasil: instrumentos econômicos, tecnológicos e institucionais para aproveitar de forma eficiente as excelentes condições naturais das quais o país dispõe e fazer com que os benefícios trazidos por essas atividades sejam incorporados de maneira inclusiva pela sociedade brasileira. ​IV. Com iniciativas exclusivamente privadas, o Brasil tem um exponencial de desenvolvimento de tecnologia limpa em geração de energia. Estão corretas: ALTERNATIVAS I, apenas. I, II e III, apenas. II, III e IV, apenas. IV, apenas I, II, III e IV. Responder

Respostas

respondido por: Matheusieti
8

Olá!

Apenas as alternativas I, II e III estão corretas.

Partindo deste ponto, a incoerência da última alternativa se dá pelo fato das empresas geradoras de energia não serem exclusivamente privadas, pois apesar do aumento exponencial nesse campo, chegando em 2017 a 60% .

Temos 40% de empresas públicas, sendo 35% da Eletrobrás, ou seja, a grande referência pública para o campo de geração energia, que anda em avaliações para a privatização, mas até o momento ainda opera em sua esfera original.

Vale ressaltar que a transmissão e distribuição ainda são em maioria de empresas privatizadas, porém não todas.


Até mais!

Perguntas similares