(FGV/SP) Assinale a alternativa em que as frases repetem a regra de concordância verbal da frase “O governo e o Banco Central nunca podem descuidar da inflação”.
a) O IBGE divulgou ontem as Contas Nacionais do segundo trimestre de 2007. / O Banco Central deveria impor regras rígidas aos bancos.
b) Temos, ao mesmo tempo, aumento do grau de utilização da capacidade preexistente e aumento do estoque de capital. / O controle da inflação não pode correr riscos.
c) Continuam bem comportadas as expectativas de inflação para 2007 e as taxas de juros. / Saem-se bem no Brasil os bancos e as instituições financeiras.
d) Mas ainda estamos crescendo menos do que quase todos os outros países emergentes. / A turma do bufunfa não pode se queixar.
e) A aceleração de crescimento não parece trazer grande risco para o controle da inflação. / O crescimento do Brasil é inferior à média mundial.
Respostas
respondido por:
21
Alternativa C.
A regra de concordância verbal da frase "O governo e o Banco Central nunca podem descuidar da inflação" é: quando o sujeito é composto, o verbo fica no plural.
Essa é a mesma regra presente nas frases do item C. Veja:
"Continuam bem comportadas as expectativas de inflação para 2007 e as taxas de juros."
"Saem-se bem no Brasil os bancos e as instituições financeiras."
Nessas duas frases, o sujeito é composto (formado por dois núcleos) e o verbo está no plural justamente por isso.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás