• Matéria: Administração
  • Autor: mickaellribeiro
  • Perguntado 8 anos atrás

Aristóteles (Grécia Antiga, 384-322 a.C.), na obra Arte Poética, classificou em lírico, dramático e épico os gêneros literários. Assim, remonta a este período a distinção das obras em poesia e prosa. O autor, no momento da produção textual, deverá decidir se a obra será narrada, descrita, se realizará uma reflexão teórica sobre o fato ou se tentará convencer o leitor sobre o ponto de vista adotado ao apresentar o fato. Em suma, se a obra será uma narração, uma descrição ou uma dissertação expositiva ou argumentativa. Fale sobre cada um desses modos discursivos citando suas principais características.

Respostas

respondido por: HunterX
2

Boa noite,

Uma narração tem por objetivo contar uma história real, fictícia ou mesclar os elementos reais e imaginários. Tem por característica se basear em acontecimentos lineares, conectados por verbos de ação e conectores temporais. A narrativa pode estar em 1ª, em que o narrador participa dos fatos narrados, ou em 3ª pessoa, em que o narrador é um observador.

 

A descrição busca explicar com palavras o que se observou. A descrição não busca ação, mas sim descrever um objeto ou ambiente importantes, ocupando lugar de destaque na frase o substantivo e o adjetivo. Sendo a caracterização indispensável, com o uso de adjetivos, para um bom texto descritivo.

 

A dissertação é um conjunto de reflexões, debates, discussões e questionamentos acerca determinado tema. Assim, busca a discussão de ideias, com base em argumentações, organização do pensamento, defesa de pontos de vista, descoberta de soluções. Dessa forma, o redator deve fazer uma sequência lógica dos seus pensamentos, de modo que ele aceite sua posição. Mas de forma impessoal. A menos que se peça o contrário, todas as dissertações devem transpor impessoalidade, utilizando assim, verbos e pronomes na terceira pessoa.

Perguntas similares