• Matéria: História
  • Autor: rayellebevilaqu
  • Perguntado 8 anos atrás

O TEXTO A SEGUIR É DA HISTORIADORA MARIA LIGIA PRADO. LEIA-O COM ATENÇÃO.

Liberdade não é um conceito entendido de forma única.
Tem significados diversos, apropriados também de formas particulares pelos diversos segmentos da sociedade. Para um representante da classe dominante venezuelana, Simón Bolívar, liberdade era sinônimo de rompimento com a Espanha, para a criação de fulgurantes nações livres que seriam exemplos para o resto do universo. Mas, principalmente, nações livres para comerciar com todos os países, livres para produzir, única possibilidade, segundo essa visão, de desabrochar do novo mundo.
Já para Dessalines, o líder da revolução escrava do Haiti, a liberdade, antes de tudo, queria dizer o fim da escravidão, mas também carregava um conteúdo radical de ódio aos opressores franceses.
Para outros dominados e oprimidos, com os índios mexicanos, a liberdade passava distante da Espanha e muito próxima da questão da terra.
Na década de 1810, os lideres da rebelião camponesa mexicana, clamava por terra para os deserdados.

A) Segundo a autora, cada grupo tem uma visão própria de liberdade. Cite exemplos dessa afirmação retirados do texto.

B) Debatam e opinem: o que é preciso para que um país seja independente? E um indivíduo?

Respostas

respondido por: edufabiano
181
Olá, jovem!

Vamos ver as questões:

A) Segundo a autora, cada grupo tem uma visão própria de liberdade. Cite exemplos dessa afirmação retirados do texto.

A questão está te pedindo para usar exemplos do texto que mostrem visões diferentes entre si, da ideia de liberdade, certo?

Primeiro exemplo: “Simón Bolívar, liberdade era sinônimo de rompimento com a Espanha”, ou seja queria a independência do país, esta era sua ideia de liberdade.

Segundo exemplo: “Haiti, a liberdade, antes de tudo, queria dizer o fim da escravidão”, neste caso, é a liberdade dos seres humanos que importa.

Terceiro exemplo: “os índios mexicanos, a liberdade passava distante da Espanha e muito próxima da questão da terra”, aqui, os índios do México queriam ser livres da Espanha para poderem ter a posse da terra e utilizá-la como quisessem.

São três pontos diferentes: liberdade da nação, liberdade do ser humano, liberdade de posse da terra.

Mesmo que todos lutassem contra a dominação estrangeira, cada grupo queria uma coisa diferente e entendia liberdade de forma diferente.

B) Debatam e opinem: o que é preciso para que um país seja independente? E um indivíduo?

Esta vocês teriam que debater em sala, mas, o que é independência?

Assim como a liberdade, pode significar coisas diferentes para pessoas e grupos diferentes, a independência também tem significado diferente para cada pessoa e grupo.

Pense no que significa independência para você, pode ajudar a cumprir a tarefa.

Vida longa e próspera!
Perguntas similares