Para acessar uma fonte de financiamento é necessário conhecer algumas características da captação de recursos, tais como: planejamento, construção de parcerias e ferramentas para captação. Sobre como acessar as fontes de financiamento, avalie as afirmações abaixo: I. Fontes Empresariais: As empresas buscam geralmente projetos que possam alavancar a suas estratégias de marketing social, ou seja, o investimento será destinado a dar visibilidade aos projetos sociais da empresa. Muitas vezes estes projetos podem ter alguma relação com responsabilidade social ou sustentabilidade. II. Financiadores Institucionais: As Instituições prezam por projetos com alto grau de retorno financeiro. Procuram sempre oportunidades de maximizar os lucros de maneira rápida e positiva III. Financiadores Governamentais: É a fonte mais fácil de se conseguir financiamento, isso porque, quase sempre esses órgãos têm muita reserva de capital e não sabem como utilizar estes valores. IV. Pessoas Físicas: É a fonte menos burocrática das quatro, pois esses financiadores/doadores geralmente não exigem prestação de contas rígidas, detalhamento do uso do recurso e em alguns casos não gostam nem de ser identificados. Mas nem por isso é a mais fácil de se captar Assinale a alternativa correta: A Somente as afirmativas I e II estão corretas B Somente as afirmativas I e III estão corretas C Somente as afirmativas IV e II estão corretas D Somente as afirmativas III e II estão corretas E Somente as afirmativas I e IV estão corretas
Respostas
Resposta:
Somente as afirmativas I e IV estão corretas
Explicação:
Justificativa: Afirmativas II e III estão incorretas.
Financiadores Institucionais: As Instituições prezam por projetos de longo prazo, onde podem contribuir e ajudar na evolução. Será de fato, a construção de uma parceria que resultará em benefícios tanto para o projeto quanto para Instituição. Ressaltando que nem sempre o resultado será financeiro (direto), mas indireto, como divulgações, associação da marca e também com voluntários.
Financiadores Governamentais: É difícil conseguir financiamento das fontes governamentais, isso porque, quase sempre esses órgãos contratam empresas, ONGs ou consultorias para realizar projetos específicos de interesse da sociedade. É mais comum, ver estes órgãos, como por exemplo prefeituras, apoiando alguns eventos, ou seja, ajudam na divulgação, disponibilizam um espaço público ou as vezes apenas mostram estar alinhados aos princípios daquele projeto ou evento. (SANTOS, 2012, p 73-78; Aula 5 – Tema 2)