• Matéria: ENEM
  • Autor: anastacio14feijo
  • Perguntado 8 anos atrás

A frequência crítica de molas é um fator de análise importante em aplicações, requerendo um movimento alternativo rápido, como por exemplo, em molas para válvulas de motores de ciclo Otto. Nestas condições, a mola helicoidal pode sofrer quebra de forma antecipada e se romper a qualquer momento em função de ondas de ressonância. Para se prevenir isto, durante o projeto precisamos determinar a frequência fundamental da mola [f]. Para casos em que a frequência de trabalho é maior que f, devemos redimensionar a mola até que a frequência de trabalho seja menor que a frequência fundamental. Assim, temos a equação:

Em que k = razão de mola; g = aceleração da gravidade; W = peso da mola.

Para um projeto de uma mola de compressão, temos uma frequência de trabalho de 15 Hz. Para uma mola com ; W = 0,25N, e utilizando a constante da gravidade como sendo , qual das alternativas abaixo corresponde a que apresenta a frequência fundamental?

Respostas

respondido por: FelipeGs
101
Considerando a razão da mola k = 3200 N/m, Peso da mola w= 0,25N e gravidade g = 9,81 m/s².

temos como resposta f = 8,86 Hz 

fabianozimerer: E quando a razão de mola é de 4500 N/m ?
ranyyelw: 10,51 HZ
wellingtonandr6: Correto, 8,86 Hz
elaisavieira: correto 8.86 Hz
respondido por: sanderap
22

f = 8,86 Hz. Corrigido pelo AVA. Crédito a Juninhojoselima Aluno, por gentileza, pois foi quem deu primeiramente a resposta, eu fiz a conferencia pelo AVA.

Perguntas similares