O desenvolvimento psicoafetivo da criança é desenvolvido em fases, com características relacionadas ao corpo e à busca do prazer, em conformidade com estudos elaborados por Freud.
Respostas
Sua pergunta está incompleta. A pergunta em sua forma completa é a seguinte:
"O desenvolvimento psicoafetivo da criança é desenvolvido em fases, com características relacionadas ao corpo e à busca do prazer, em conformidade com estudos elaborados por Freud.Assinale a alternativa que contém as fases supramencionadas:Escolha uma:
a - Id, superego e ego.
b - Oral, anal, fálica, latência e genital.
c - Não crítica, cognitiva, abstração genérica e interpessoal.
d - Amplitude de interesses, motivação, inteligência e maturidade.
e - Entrópica, retroalimentação, homeostática e cognitiva."
Vamos a resolução.
O desenvolvimento psicoafetivo trata-se principalmente das relações afetivas que estão em desenvolvimento na criança, estando diretamente interligado as relações mãe-filho.
Em 1905, em “Três Ensaios Sobre a Teoria da Sexualidade”, Freud inicia uma demonstração de seus estudos sobre a sexualidade humana, principalmente no tocante do desenvolvimento sexual e das perversões sexuais, colocando o prazer como algo que “move o indivíduo desde o nascimento”.
Sobre o desenvolvimento sexual, que foi nomeado de “Desenvolvimento Psicossexual”, que reúne trabalhos de 1905 até 1925, Freud o dividiu em fases: oral, anal, fálica, latência e genital.
Com esses dados já podemos responder a pergunta. Todo modo, vale a pena justificar as erradas.
a. Id, superego e ego.
Incorreto. Id, Superego e ego, se referem a segunda trópica do aparelho psíquico.
b. Oral, anal, fálica, latência e genital.
Correto. Já na fase oral, que vai do nascimento até por volta dos 2 anos, já há um apego maior na mãe, principalmente por causa do prazer por “mamar” e saciar sua fome. Em todas as fases existem relações de prazer: na fase anal o prazer está ligado a expulsão de dejetos pelos esfíncteres; na fase fálica há um foco maior nos genitais, que por mais que não consigam ter relações sexuais maduras, geram prazer.
c. Não crítica, cognitiva, abstração genérica e interpessoal.
Incorreto. Tais termos estão ligados aos processos de pensamento abstrato em geral.
d. Amplitude de interesses, motivação, inteligência e maturidade.
Incorreto. Tais conceitos não tem necessariamente relação direta com o prazer, mas sim com o desenvolvimento individual do indivíduo.
e. Entrópica, retroalimentação, homeostática e cognitiva.
Incorreto. Tais termos estão mais ligados a manutenção do organismo.
Qualquer dúvida, deixe nos comentários.
Bons estudos.