Respostas
Existem uma infinidade de bactérias que podem nos causar doenças. Dentre as principais doenças causadas por bactérias estão a cólera, a coqueluche, a peste bubônica, a leptospirose, a febre tifoide, a escarlatina, o tétano, a tuberculose, a meningite, a difteria, a pneumonia, a sífilis, a gonorreia, a lepra, a disenteria, entre muitas outras.
As bactérias são seres microscópicos que passam desapercebidos pelos olhos humanos e por isso são tão perigosas quanto comuns em nosso dia a dia. As doenças causadas pelas bactérias vão desde uma simples cárie até infecções generalizadas que podem levar o paciente ao óbito. No ar, no solo, nas roupas, nas paredes, nas mãos, na boca, enfim, elas estão em todo os lugares e por isso é preciso cuidado e higiene para não ter complicações sérias com esse tipo de doença.A principal característica das doenças causadas por bactérias é a infecção. Na grande maioria das doenças causadas por esses minúsculos seres os principais sintomas são infecções e feridas, internas ou externas, que podem alavancar uma série de outros problemas.
A infecção em decorrência da coqueluche, por exemplo, apresenta sinais de gripe, tosse, febre, coriza, irritação nos olhos, tosses, náuseas e vômitos. A difteria apresenta sintomas como febre, taquicardia, tosses e chiados no peito ao respirar, insuficiência cardíaca, feridas na pele, paralisia de nervos e rins e sufocamento devido ao bloqueio da vias respiratórias. Outro exemplo de doença causada por bactéria, a Escarlatina, por exemplo, apresenta sintomas como febre alta, forte dor na garganta, erupção cutânea ou pequenas manchas vermelhas e de textura áspera, mudança na textura da língua, inapetência, dor no corpo, na região da barriga e da cabeça, náuseas, vômitos e calafrios.
DiagnósticoTodas os diagnósticos feitos para doenças causadas por bactérias são feitos a partir da análise de sintomas do paciente, portanto precisam de acompanhamento médico. Exames laboratoriais de análise da circulação sanguínea e até de amostra do local afetado também colaboram para um diagnostico seguro da doença. À partir da coleta e análise do material, exames laboratoriais específicos para cada doença determinarão o diagnóstico seguro de acordo com cada caso
PrevençãoA principal maneira de evitar a contaminação ou ingestão de alguma bactéria e manter sempre hábito seguros de higiene. Lavar bem as mãos e alimentos, além de consumir sempre água tratada ou fervida diminuem circunstancialmente os riscos de se adquirir alguma doença causada por bactérias. Em casos como a Sífilis, que é uma doença sexualmente transmissível, podem ser evitados com o uso de preservativos. Em outros casos, como a meningite, por exemplo, a melhor maneira de e prevenir da doença e a vacinação logo após o nascimento.
A melhor maneira de se evitar a contaminação por bactérias é a higiene.
TratamentoCada tipo de doença é tratada de uma maneira, porém na maioria dos casos o profissionais da saúde indicam a ministração de remédios antibióticos para combater as bactérias. É importante ressaltar que em todos os casos, seja qual for a doença, o tratamento deve ser feito sempre com acompanhamento médico.