Respostas
Treine na frente do espelho
É uma técnica dos meus professores de alemão. Vá para a frente do espelho, fale toda a sua apresentação quantas vezes for necessário até tê-la de cor na cabeça. E pode falar o quão alto quiser, porque não tem mais ninguém para ouvir.
2# Treine com pequenos públicos
Uma vez memorizado o seu texto, treine com pequenos públicos, como familiares e amigos, que podem lhe dar um feedback de como você está indo e que certamente não vão rir da sua cara se você escorregar. Ou pelo menos não deveriam.
3# Faça uma apresentação de Power Point
Isso é essencial. Boa parte do medo que a pessoa tem de apresentar vem do fato de poder esquecer algo. Faça uma apresentação digital sucinta, contendo palavras-chave de cada item que você terá de falar. Isso será de grande ajuda.
4# Saiba que as pessoas que estão lá não estão julgando você
A não ser que você esteja em uma banca examinadora, claro, o público não está avaliando sua apresentação. O que eles querem é o conteúdo e estão basicamente interessados só nisso. O que nos leva ao próximo item.
5# Tenha em mente que o público sabe menos que você sobre o assunto
E isso é ótimo de lembrar. Na maioria dos casos você fará uma apresentação de um assunto sobre o qual você estudou – e muito – e os outros não. Muitas vezes ficamos inibidos pensando que quem está lá no público sabe mais do que nós e irá nos julgar porque erramos isso ou aquilo. Ou pior, levantar e nos corrigir no meio da palestra.
Mas não é verdade – até nas defesas de teses de doutorado, no geral, o apresentador sabe mais que o resto. Ter isso em mente lhe trará muito mais confiança na sua apresentação.