Respostas
Resposta:
As etapas do Ciclo do Nitrogênio são denominadas fixação, amonificação, nitrificação e desnitrificação.
Explicação:
A fixação é a primeira etapa do Ciclo do Nitrogênio, responsável pela transformação do nitrogênio em sua forma gasosa. Ele é transformado em amônia e nitrato, dois compostos passíveis de utilização pelos seres vivos.
As bactérias presentes no solo e nas raízes das leguminosas são as encarregadas por realizar esse processo de transformação. Elas retiram o N2 da atmosfera, transformando-o em amônia ao fazer o elemento reagir com hidrogênio.
Amonificação
O processo de fixação é responsável por apenas uma parte da amônia localizada no solo. A outra parte tem como origem os processos de decomposição das proteínas e outros resíduos nitrogenados. Esses resíduos são os presentes na matéria orgânica que está morta e em excrementos.
Assim, essa parte do processo de criação de amônia, chamada de amonificação, é realizada principalmente pelas bactérias e fungos.
Nitrificação

A etapa de nitrificação pode ser subdividida em outros dois processos distintos: nitrosação e nitratação.
Nitrosação
A nitrosação é o processo realizado pelas bactérias nitrossomas, responsáveis pela transformação da amônia (NH3) já fixada em nitrito.
Nitratação
A maioria das plantas consegue absorver o nitrogênio quando esse se encontra na forma de nitrato. Por conta disso, é preciso transformar o nitrito (NO2-) obtido na nitrosação em nitrato (NO3-). E isso fica a cargo das nitrobactérias, também conhecidas como bactérias nitrobacter.
Desnitrificação
A última etapa do Ciclo diz respeito à ação das bactérias pseudoamonas (desnitrificantes), responsáveis pela transformação do nitrato novamente na forma gasosa de nitrogênio. Dessa forma, o elemento é devolvido para a atmosfera, finalizando o caminho e tornando o processo cíclico, já que a próxima etapa seria a fixação.