• Matéria: Geografia
  • Autor: brendaxurupita
  • Perguntado 8 anos atrás

Porque podemos considerar Adolf Hitler um racista ???

Respostas

respondido por: Natalia1415
2
Pois Adolf Hitler acreditava na supremacia da raça ariana
respondido por: IslaKauane
3
Existe em Hitler dois níveis de racismo: 

1. O primeiro é o racismo que afirma a superioridade da raça branca europeia (ariana, como se definia na época, para diferenciar dos brancos não-arianos - no caso, árabes e judeus) sobre as raças negra ou asiática. 
Esse tipo de racismo não era exclusivo dos nazistas, e era o que justificava a colonização da África pelos europeus. Os brancos não tinham ódio dos negros, mas pena. Não pensavam em seu extermínio. Achavam (tanto alemães, como ingleses, franceses, italianos, portugueses...) que os africanos seriam incapazes de chegar à civilização moderna por seus próprios meios e deveriam, no mínimo, ser ajudados. 

2. O outro racismo era específico contra os judeus. 
Hitler e seus seguidores entendiam que os judeus não eram uma raça nem superior e nem inferior, mas maligna. Seus contatos dentro dos governos e sua avareza nos negócios os tinham transformado em um grupo potencialmente perigoso a qualquer nação. 
Portanto, deveriam ser afastados (Hitler não defendia, de início, seu extermínio), colocados de alguma forma para fora da Europa, para não terem nenhuma influência. Dessa forma, sem os judeus, a raça ariana ocuparia seu lugar merecido na História, tendo a Alemanha a hegemonia mundial. 

É preciso lembrar também que no século XIX (e muitos ainda pensavam da mesma forma) se achava que a miscigenação racial deixava as pessoas doentes e cansadas com mais facilidade. 
Se tivesse que escolher qual região do mundo estava mais próxima da civilização, entre a África com suas raças negras puras, e o Brasil mestiço, Hitler apostaria tudo que a África ficaria à frente do Brasil. 

Em relação aos negros, Hitler e os nazistas acreditavam que eram um povo inferior, mas que não ameaçava a Alemanha. Até porque existiam poucos negros na Alemanha. Eles não deveriam ser exterminados, mas deveriam permanecer em sua posição subalterna (como acontecia em todos os países, e a situação dos poucos negros na Alemanha não era tão diferente do que no sul dos Estados Unidos). 
Por isso Hitler não respeitava o poderio dos Estados Unidos. Acreditava que esse país, com sua mistura de raças, seria pouco eficiente em uma guerra. 

PS: 
a causa dessa compreensão incompleta do racismo em Hitler vem dos professores de História, que são sinceramente muito tapados e ignorantes em sala de aula. Para eles, só é possível racismo contra os negros, e só se pode ser racista querendo seu extermínio. Isso é um absurdo. 
É por isso que aparecem muitos simpatizantes do neonazismo defendendo que Hitler não era racista apenas porque não colocou os negros em campos de concentração.

cassiosouza542: Hitler disseminava suas convicções sobre a “pureza” racial e a superioridade da “raça germânica”, que ele dizia ser a “raça superior ariana”.
Perguntas similares