• Matéria: ENEM
  • Autor: CamilyParreira8188
  • Perguntado 8 anos atrás

Q38 - O café tem origem na região onde hoje se encontra a Etiópia, mas seu cultivo e consumo se disseminaram a partir da Península Árabe. Aportou à Europa por Constantinopla e, finalmente, em 1615, ganhou a cidade de Veneza. Quando o café chegou à região europeia, alguns clérigos sugeriram que o produto deveria ser excomungado, por ser obra do diabo. O papa Clemente VIII (1592-1605), contudo, resolveu provar a bebida. Tendo gostado do sabor, decidiu que ela deveria ser batizada para que se tornasse uma “bebida verdadeiramente cristã”. (THORN, J. Guia do café. Lisboa: Livros e livros, 1998 (adaptado)).
A postura dos clérigos e do papa Clemente VIII diante da introdução do café na Europa Ocidental pode ser explicada pela associação dessa bebida ao

A) ateísmo.
B) judaísmo.
C) hinduísmo.
D) islamismo.
E) protestantismo.

Respostas

respondido por: ampulheta
85
Olá!

Como a bebida veio da Etiópia e, posteriormente, ganhou fama na Península Árabe, havia uma relação entre sua produção e a religião maometana. Os muçulmanos controlavam a península árabe no período e, graças as divergências e conflitos frequentes pela hegemonia religiosa do mundo medieval, era comum que mercadorias provenientes desta região fossem boicotadas: no caso do café, seu sabor ganhou as graças da Europa e logo difundiu-se, vencendo as limitações religiosas.

D) islamismo.
respondido por: lorivanems
22

Resposta:

Letra B  Islamismo

Explicação:

Corrigido Desafio Nota Maxima DNM

Perguntas similares