Respostas
É ideal manter uma dieta saudável, com alimentos como frutas, verduras, carboidratos complexos – como os cereais integrais, macarrão, batata, hortaliças de raiz, legumes – além de proteínas magras e gorduras saudáveis com moderação.
ÁCIDOS GRAXOS ÔMEGA-3São muito importantes para a função do cérebro e necessários para mantermos a tireoide saudável.
Além disso, eles podem reduzir a inflamação que causa a função tireóidea lenta. Os alimentos ricos em ômega-3 incluem em óleo de linhaça, salmão e peixe azul, como o atum, bacalhau e cavalinha, e em menor quantidade as nozes.
Caso medicamentos anticoagulantes sejam receitados, fale com seu médico antes de aumentar a ingestão de ômega-3 em sua dieta, já que podem causar aumento de sangramentos.
VITAMINAS DO GRUPO BAs vitaminas do complexo B ajudam a glândula tireoide na produção de energia, em especial a vitamina B12, indicada par anemia e baixa função tireóidea.
Alguns exemplos de alimentos riquíssimos em vitamina B12 são mariscos, vísceras, carne, ovos, leite, cereais enriquecidos, algas e levedura de cerveja.
A vitamina B9 é outra importante vitamina para a função tireóidea e pode ser encontrada em legumes, abacates, laranjas, couve, aspargos, espinafres, couve-flor, gérmen de trigo e em pequenas quantidades nos lácteos.
O espinafre, além de ser uma grande fonte de vitamina C, também é rico em vitamina B.
ALIMENTOS QUE PODEM SER PREJUDICIAISExistem compostos que podem interferir na função tireóidea, já que são similares aos hormônios humanos, como o estrogênio, e atuam de forma similar no organismo.