• Matéria: História
  • Autor: marialuisa859
  • Perguntado 8 anos atrás

Identifique as características do conceito de elite que podem ser aplicadas ás lideranças políticas que realizaram a emancipação política da América espanhola e da América portuguesa. Justifique.

Respostas

respondido por: adriano2santos
51
O processo de independência das Américas portuguesa e espanhola, apesar de concomitantes, representam a vitória de projetos políticos distintos da elite de cada localidade, sendo essa elite diversa entre si.

Na independência da América Portuguesa, ou Brasil, a elite é representada pela própria família real portuguesa sendo a figura líder da independência Dom Pedro I, filho do Rei de Portugal. Dessa forma, a elite é monárquica, ligada aos interesses da Metrópole, e não provoca transformações específicas ao cotidiano brasileiro, somente impede uma possível recolonização por parte do grupo revolucionário da Revolução Liberal do Porto.

Na independência da América Espanhola temos a constituição de duas elites diferentes em disputa. Os criollos, descendentes de espanhóis mas que nasceram na América; e os chapetones, espanhóis com altos cargos administrativos e militares aos quais foram confiados pelo Rei. O projeto criollo de independência representa a conquista de poder por parte da burguesia agrária do local e, também, uma mudança na estrutura de poder, pois os criollos ascenderam ao poder. Apesar disso, não há mudanças na estrutura social das antigas colônias. 

glassunlcorn: E na América Inglesa ?
adriano2santos: Na América Inglesa também temos duas elites, uma nas colônias do norte ligada à atividade comercial e manufatureira; e uma nas colônias do sul, ligada a produção de matéria prima e exportação para a Inglaterra. As duas se dividem no momento da emancipação, pois a primeira apoia a independência, enquanto a segunda busca manter sua ligação com a metrópole.
Perguntas similares