• Matéria: Português
  • Autor: Erikasilva2879
  • Perguntado 8 anos atrás

Gênero textual:Relato de viagem(conceito e características,dar um exemplo)

Respostas

respondido por: tamyresdejesus
687

Olá!


O relato de viagem é um gênero textual em que a pessoa conta, de forma objetiva e evitando o máximo possível demonstrar suas percepções mais pessoais, aquilo que se observou em uma viagem. Este tipo de texto possui os elementos da narração, com a diferença que o tempo verbal está sempre no passado, visto que está se contando sobre algo que já aconteceu.


É imprescindível que se caracterize o local e as situações vivenciadas, assim como o objetivo da viagem e o roteiro realizado.


Espero ter ajudado!

respondido por: ponderosa42
357

Resposta:

Conceito de relato de viagem :

Gênero textual que descreve as histórias das pessoas que visitaram (quer em férias ou à trabalho) lugares.

Características:

Escrita no tempo passado (verbo no pretérito);

Linguagem informal;

Enredo pessoal (apresenta a opinião do autor sobre o lugar, a cultura, as pessoas, a gastronomia);

Temas variados;

Informação organizada de forma cronológica (apresentando os fatos da forma que eles ocorreram);

Objetividade e precisão (indicam de fato como é realmente o local e os fatos observados) ajudando às pessoas a fazer a imagem do que está sendo retratado;

Pode ter vários formatos: pode ser escrito em forma de diário, ou de cartas ou de crônicas.

Exemplo:

No mês de  julho deste ano, resolvi descansar e aproveitar os poucos dias das minhas férias. Juntei minha família, esposo e filhos, para decidirmos o local de nossa viagem; para isso resolvemos levar em consideração: valor da viagem (o que poderíamos gastar), distância (pois nossas férias eram de apenas 10 dias), conforto e localidade que fosse do gosto de todos.

Escolhemos ficar em nosso Estado, que é região litorânea e tem praias belíssimas. Esta escolha já resolvia as duas primeiras questões dos nossos critérios. Escolhemos um Resort e fomos à uma agência de viagem pois por pacote os gastos seriam mais baixos e juntos poderíamos ver algo que agradasse à todos.  Desta forma conseguimos responder à todos os quesitos pré-estabelecidos.

A viagem foi realizada em nosso próprio carro, com auxílio de GPS conseguimos chegar sem problemas ... embora com alguns sustos no meio do caminho. Tal situação de desconforto foi decorrente ao uso do GPS, que ao invés de indicar as melhores estradas, informou o caminho mais perto e no meio da viagem nos deparamos com estradas de barro, riachos cortando a estrada e muitas curvas e pouca iluminação.

A chegada ao resort quase nos fez esquecer a aventura da ida... como chegamos mais cedo, não pegamos o corre-corre de hóspedes fazendo check-in ou check-out. Nosso quarto foi logo liberado e pudemos nos instalar confortavelmente...

Explicação:

Perguntas similares