• Matéria: História
  • Autor: izabonfim
  • Perguntado 8 anos atrás

Olá!
preciso de uma introdução e conclusão sobre os aspectos sociais e culturais na idade média , Agradeço desde ja .

Respostas

respondido por: MihhZinhaAluna
2
Aspectos sociais: 
Ser ou não ser dono de terras era o fator que definia o lugar do indivíduo na estrutura feudal. Era uma sociedade estamental, ou seja, composta de estamentos, posições sociais rígidas, que permitiam escassa mobilidade social. O indivíduo nasci e morria na mesma camada social: era senhor ou servo até o fim de seus dias, com raras chances de modificar sua condição social. 
No estamento superior, formado por senhores feudais, estavam os nobres e o clero (especialmente o alto clero, como bispos, arcebispos e o papa). Eram a camada dominante da sociedade feudal. 
O estamento inferior, a camada produtiva e dominada, era constituida pelos servos, que formavam a maioria da população camponesa. 

Aspectos culturais: 
A Igreja procurou manter sob seu controle todas as formas de manifestação cultural. Assim, grande parte das expressões culturais do período, (pinturas, filosofias) revela devoção a crença em Deus. Via-se o mundo como algo regido pelas leis divinas. Os homens não deveriam questionar ou procurar entender, deviam apenas acreditar. 
Porém a cultura medieval não se restringiu apenas às determinações da Igreja. Havia muitas crenças e festas herdadas dos povos bárbaros. A Igreja resolveu incluir muitas dessas festas no seu calendário. Um exemplo é o carnaval. A Igreja tolerava essa festa como uma forma de amenizar as tensões sociais. No carnaval as pessoas aproveitavam para ter mais liberdade, elas aproveitavam para se divertir e até criticar a ordem existente. 
pg no yahoo

izabonfim: Esses textos são a introdução ?
MihhZinhaAluna: Sao um pouco sobre oq sao aspectos sociais e culturais da idade media.Mas se vc quiser eu simplifico e vc ve oq fica melhor p vc
izabonfim: Ah sim ... Não precisa , assim está ótimo ! Obrigada pela gentileza !!!
Perguntas similares