• Matéria: História
  • Autor: Anônimo
  • Perguntado 8 anos atrás

URGENTE!!!
A monocultura é um sistema de exploração agrícola, que chamamos de produção ou cultura agrícola de apenas um tipo de produto. Está associada aos latifúndios, grandes extensões de terras. A economia colonial foi organizada a partir da grande propriedade monocultura e voltada para o mercado externo, utilizando mão-de-bora escrava, no início com os índios e, posteriormente, os negros africanos.
O texto acima aborda o período de formação do Brasil, momento que nosso país era uma colônia de exploração de Portugal. Grandes latifúndios nas mãos de uma pequena elite e a exploração do trabalho de uma maioria marginalizada e oprimida, fizeram parte da história brasileira. Você percebe uma permanência nos dias atuais desta realidade excludente? Sim ou não? Justifique sua resposta apontando exemplos.

Respostas

respondido por: natalias00
1
Sim, no norte e no nordeste , principalmente , ainda existe uma presença forte dos grandes latifundiários explorando os mais necessitados. Existem pessoas que se aproveitam da baixa escolaridade e da ingenuidade de alguns nordestinos e os levam ao norte , para trabalharem em suas fazendas, com a promessa de uma melhora de vida. Quando esses sertanejos chegam lá , são cobradas várias despesas sobre eles , fazendo com que se tornem "escravos" (ficam submetidos ao trabalho análogo à escravidão).
Por outro lado, pode - se dizer que, longe desse aspecto monocultur, nas grandes cidades, ou até mesmo no interior, os servidores sofrem dos abusos de seus patrões.

Anônimo: Muito Obrigado!!!
natalias00: De nada :)
Perguntas similares