• Matéria: História
  • Autor: Taniaschardosim
  • Perguntado 8 anos atrás

Um dos líderes da interpretação da obra de Gilberto Freyre foi o sociólogo Florestan Fernandes. Ao mascarar um padrão opressivo das relações raciais no Brasil, Freyre expressaria um país tradicional avesso a admitir o preconceito e a discriminação racial, enquanto os novos cientistas sociais dos anos 50, liderados por Fernandes, representavam um Brasil contemporâneo que reconhecia suas iniquidades (VIOTTI, 1999).

Perceba essa realidade, no trecho que segue:

“Não existe democracia racial efetiva, onde o intercâmbio entre indivíduos pertencentes a ‘raças’ distintas começa e termina no plano da tolerância convencionalizada. Esta pode satisfazer às exigências do bom-tom, de um discutível ‘espírito cristão’ e da necessidade prática de ‘manter cada um no seu lugar’. Contudo, ela não aproxima realmente os homens senão na base da mera coexistência no mesmo espaço social e, onde isso chega a acontecer, da convivência restritiva, regulada por um código que consagra a desigualdade, disfarçando-a e justificando-a acima dos princípios de integração da ordem social democrática”. (FERNANDES, 1960, p. XIV).

O enunciado e a citação de Florestan Fernandes, permitem afirmar que:
I. Gilberto Freyre debruçou-se nos estudos para caracterizar o Brasil e os brasileiros em sua obra Casa Grande & Senzala sendo fidedigno à realidade sem minimizar suas contradições.
II. Florestam Fernandes reconhece a importância da pesquisa realizada por Gilberto Freyre, todavia, desmistifica o “mito da democracia racial” na crítica à Casa Grande & Senzala.
III. Não há pontos em comum nas análises historiográficas de Florestan Fernandes e Gilberto Freyre uma vez que ambos reforçam o preconceito de escondem, em seus escritos, a realidade do Brasil.

Assinale:
Escolha uma:
a. Se apenas a alternativa II for verdadeira.
b. Se apenas a alternativa III for verdadeira.
c. Se apenas a alternativa I for verdadeira.
d. Se todas as alternativas forem verdadeiras.

Respostas

respondido por: edufabiano
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Olá, jovem!

Primeiro, um detalhe importante: a questão quer saber o que o enunciado e a citação permitem afirmar, certo? Continuemos...

Alternativa I. O enunciado afirma justamente o contrário. Que uma das principais críticas ao trabalho de Freyre, diz respeito a suposta democracia racial que existiria no Brasil. ERRADA.

Alternativa II. O enunciado não diz claramente que o autor “reconhece a importância da pesquisa de Freyre”, mas, sim, ele reconhece.

No meio acadêmico e científico, não se costuma negar a pesquisa, mas sim, as conclusões. Além disso, ele realmente procura desmitificar a democracia racial, na citação e em sua obra de forma geral. CORRETA.

Alternativa III. Nenhum dos dois reforça preconceitos ou esconde a realidade. Ambos analisam a sociedade brasileira, cada qual a seu modo e com base em pesquisas.

Porém, chegam a conclusões diferentes quanto à democracia racial. ERRADA.


Apenas complementando, Freyre não inventou o termo democracia racial, mas, ele foi baseado em sua obra.

Enfim, letra A: apenas a alternativa II é verdadeira.

Vida longa e próspera!
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