• Matéria: História
  • Autor: sahmih
  • Perguntado 8 anos atrás

A Primeira Geração dos Annales, surgida no final da década de 1920, teve como proposta fazer oposição às concepções de História predominantes – baseadas na abordagem factual, cronológica, evolucionista e linear dos acontecimentos, etc. – mediante a “história problema”. A respeito da “história problema” analise as asserções a seguir. A história problema tinha como objetivo principal elaborar uma História não automática, mediante a análise e interpretação dos documentos. Desse modo, ela propunha levantar problemas e hipóteses no início da pesquisa e direcioná-las aos documentos, de acordo com o presente do historiador. POR QUE A história problema reconhecia a possibilidade de estudar os acontecimentos humanos no tempo de maneira fidedigna e de narrá-los tal como ocorreram. Acerca dessas asserções, assinale a alternativa correta. ALTERNATIVAS As duas asserções são proposições verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira. As duas asserções são proposições verdadeiras e a segunda não é uma justificativa correta da primeira. A primeira asserção é uma proposição verdadeira e a segunda é uma proposição falsa. A primeira asserção é uma proposição falsa e a segunda é uma proposição verdadeira. As duas asserções são proposições falsas.

Respostas

respondido por: juniorsime
5

Alternativa 2:

As duas asserções são proposições verdadeiras e a segunda não é uma justificativa correta da primeira.

respondido por: tamyresdejesus
12

I é verdadeira. Um dos objetivos da Escola de Annales era "vencer" a tendência à neutralidade do positivismo, muito comum e difundido em sua época, de modo a criar uma história que fosse menos "crédula" no estabelecimento de fatos e mais próxima de um exercício interpretativo (mais adequado ao objeto de estudo da História).

II é verdadeira, pois, ao empregar a memória, é possível "reconstruir" uma história que poderia ter se perdido, de modo a incluir os elementos típicos dos sujeitos humanos - a narrativa biográfica, pessoal- ao modo de estudar e transmitir a história.

Embora ambas sejam verdadeiras, tratam de dois aspectos diferentes da Escola de Annales, de modo que não se justificam mutuamente. Alternativa 2.

Perguntas similares