Na "cartografia" da turma, a variação do número de filhos de uma geração para outra reflete, de certa forma, a situação do crescimento populacional brasileiro representada no gráfico?Explique
Respostas
Ao analisar as gerações dos avós, dos pais e as dos colegas de turma é possível observar que na época dos avós, as famílias tinham mais filhos e os mais idosos faleciam mais cedo.
Já na geração dos nossos pais, observamos uma redução no número de filhos. Ao mesmo tempo, os avós alcançam idades mais avançada.
Isto reflete a forma do gráfico em pirâmide do país, que saltou de uma pirâmide larga na base (maior população com idades mais jovens), para uma pirâmide mais estreita na base, indicando a redução no número de filhos. Um aumento na zona entre 10 e 40 anos, e com o topo representando um pequeno aumento na quantidade de pessoas com idade superior a 60 anos, reflete um aumento na expectativa de vida.
Esta mudança observada é pode ser relacionado ao avanço da medicina, que contribuiu tanto para a redução da taxa de mortalidade entre as crianças, principalmente de recém-nascidos. Entretanto, os brasileiros tenderam a reduzir o número filhos, o que justifica a base do gráfico ser mais estreita que a zona de idade dos pais.
A medicina também auxiliou nos últimos anos em aumentar a expectativa de vida dos brasileiros, permitindo que um maior número de idosos chegue a idades avançadas. Entre os avanços, podemos citar a descoberta de novas vacinas e intensificação de campanhas de vacinação, bem como a cura de certas doenças.
O acesso da população a saúde é um indicador de melhoria nas condições sócio-economicas do país.