• Matéria: Filosofia
  • Autor: jocelibill
  • Perguntado 8 anos atrás

Descartes acreditava que o corpo é formado (A) por uma alma ou consciência pensante e pela matéria, fonte das sensações. (B) por uma alma ou consciência que tem a sensação de possuir um corpo. Para ele, o corpo não existe em si mesmo. (C) por um corpo sem alma ou consciência. Ele defendia que a alma seria uma criação das religiões. (D) pela imagem e pela ideia que os outros fazem de nós mesmos.

Respostas

respondido por: EduardoPLopes
157

Para Descartes os sujeitos humanos eram resultado da interação de duas coisas de naturezas diferentes, o corpo e a alma (teoria que recebe o nome de dualismo)

O corpo era responsável pelas sensações (como o olfato, tato, paladar, visão e audição) e pelas paixões da alma (a fome, o amor, a inveja, etc), sendo a parte "física" e "animal" do homem.

Já a alma era responsável pela compreensão racional, baseada em ideias, das coisas, e era a fonte primária da compreensão lógica do mundo por parte dos seres humanos, de modo que coisas totalmente abstratas, como a matemática e a lógica provinham desta "esfera" racional dos seres humanos.

É correta a alternativa A.

Perguntas similares