• Matéria: Pedagogia
  • Autor: jeaneteamo
  • Perguntado 8 anos atrás

“Família! Família! Papai, mamãe, titia Família! Família! Almoça junto todo dia Nunca perde essa mania Mas quando a filha Quer fugir de casa Precisa descolar um ganha-pão Filha de família se não casa Papai, mamãe Não dão nem um tostão!” (Fragmento da música “Família” (1986) de Arnaldo Antunes e Toni Bellotto). A arte tem por função social formular críticas acerca dos hábitos e costumes de um tempo histórico. Baseados nessa afirmação e na música dos Titãs, leia as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta. I – A música faz menção ao modelo de família nuclear pautado na consaguinidade com elo entre seus membros. II – A estrutura familiar interfere diretamente na saúde mental da criança, por essa razão, a configuração nuclear é tida como sendo mais adequada, pois garante que a criança tenha afeto e condições sociais para o seu pleno desenvolvimento. III – Para analisarmos a estrutura familiar, precisamos entender que cada indivíduo desempenha um papel social específico que determina sua função no grupo, como o pai, a mãe, filho, avós. IV – A existência de diferentes configurações familiares denotam que, na atualidade, a compreensão de família dá mais ênfase aos vínculos de amparo estabelecidos entre os sujeitos do que a relação de conjugalidade ou consanguínea.


alanpercussaoouowse: alguem sabe?
mayrazampieri: coloquei I, III,IV

Respostas

respondido por: giovannisantana03
12
Sequência correta: I, III e IV.

Vamos chegar a tal sequência quando analisarmos cada afirmação buscando a incoerência, quando presente, nelas. Começando pela afirmação I, ela está correta uma vez que a música realmente faz isso, como prova, vemos a letra: "Papai, mamãe, titia" além de "filha", que têm como elo a consanguinidade. 

A afirmação II está incorreta pois não necessariamente a criança irá se desenvolver perfeitamente apenas possuindo uma família clássica bem estruturada. Problemas de relacionamento podem surgir entre seus participantes e isso afeta muito a criança, além da incoerência ao dizer que "a estrutura familiar interfere diretamente..." que, na verdade, não interfere!

A afirmação III está correta e bem explicada, portanto, não temos o que comentar. A última afirmação também está correta e corrobora com o que disse sobre a não-interferência da estrutura, onde se analisa mais os vínculos e imagens estabelecidas pelos diferentes tipos de família.
Perguntas similares