A . os valores investidos na educação constituem a base para a melhoria no setor educacional do brasil. O valor injetado neste setor e suficiente tendo em vista que em relação aos investimentos realizados , o pais encontra em posição superior a países considerados de primeiro mundo. b. apesar dos investimentos estarem próximos da media dos países da ocde (organização para a cooperação e desenvolvimento econômico) , demais ações devem estar atreladas a essa questão , tendo em vista que o pais se encontra nas ultimas posições em relação a qualidade de educação
Respostas
Nos dias atuais nos deparamos com uma época de intensa competitividade, onde a atenção e o foco dos governantes atuais estão no interesse econômico, deixando de lado a sociedade em geral. Vemos isso em larga escala de que a pobreza no Brasil ainda esta presente em nosso dia-a-dia e cada vez vai aumentando, bem como toda descriminação e a exploração do povo generalizado, o que não se pode acontecer é a acomodação nas situações do cotidiano ,na qual todos os dias estamos sujeitos.
A educação nacional tem por seu objetivo e obrigatoriedade a interação social e cultural do indivíduo em geral, essa mesma educação que irá contribuir com grande parte de nossos valores por toda nossa vida.
A educação na sociedade em um contexto global tem como propósito, uma estratégia na qual se torna importantíssima desenvolver iniciativas que contribuam para o desenvolvimento humano, na medida em que vá de encontro às necessidades e interesses daqueles em questão.
A escola sozinha em sí, tão pouco se dará conta dessas demandas, ela precisará propor ações e condições educativas que envolvam todos (sociedade, professor, aluno e família), advindas de uma (Secretaria de Educação) bem estruturada e fiscalizada, se tivermos essa interação, certamente teremos competência e sucesso, nestas questões e com a certeza da inovação formaremos melhores cidadãos no futuro, com profissionais de qualidade, sendo os mesmos preparados e abertos para as futuras novidades que irão surgir. Diante deste contexto e os estudos já feitos por décadas, todo governo deve dar sequência em fiscalizar de perto todo e qualquer investimentos direcionados á educação para que sim seja atribuídos á seus setores para onde as tais verbas foram designadas para que não ocorra desvios de verbas ai sim teremos uma Educação de qualidade e consequentemente subiremos no ranking e nos patamares melhores como devem de ser nos países de primeiro mundo, ou seja não adianta o governo mostrar que libera as verbas para tais setores sendo que não mostram realmente os seus resultados ou seja ainda falta muito comprometimento do governo para tais assuntos como Educação , Saúde e Segurança.
B) “A educação, como seu lugar de prolongamento de uma sociedade, deve ser o de transitório e do não permanente”, assim segundo Gadotti. É naturalmente e importante que o futuro professore mestre do ensino passe por um processo de formação e qualificação Inovadora que irá prepará-lo para uma atividade docente onde todos nós buscamos um mesmo propósito, o aprender com qualidade, formando uma sociedade mais justa e humana com melhor qualificação, que irá contribuir na formação do futuro profissional.
Portanto, isso é uma tarefa de longo prazo e que exige o máximo de nós e de todos os que querem mudar este país para melhor, se pelo menos tentarmos. Segundo grandes entendidos do assunto educação, “A educação é um processo social, é desenvolvimento. Não é a preparação para a vida, é a própria vida”.
Não é novidade para ninguém que a educação está
mergulhada em crises desde longas décadas. A LEI Nº 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE
1996 (que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional) tentou fazer
uma opção pela “escola para todos”, abandonando a velha estrada que parecia
prender o país numa educação cada vez mais retrógrada e promover mudanças
drásticas, criando um ponto de virada fundamental para a educação e inaugurando
uma nova era. Tudo isso é verdade mas nos dias de hoje estamos mergulhados em
uma política corrupta em todos seus aspectos, á nível municipal, estadual e
nacional ou seja diante de tantos fatos ai noticiados pela atual mídia e novas tecnologias
de comunicação as noticias correm por todo mundo numa velocidade da luz, e não
vemos políticos brigar pelo seu povo pela sua sociedade vemos sim uma politica
voltada em tentar a todo e qualquer custo esconder as falcatruas feitas por
maus políticos, desvios de verbas enfim uma enorme quantidade de sujeiras
politicas que de um modo ou outro acabam vindo a tona, ai quando cai nas vistas
do povo querem tomar iniciativas de economizar mas não onde se devem economizar
e sim sempre tirando do próprio povo. Esperamos que nas próximas eleições nós
como brasileiros aprendamos a escolher melhor nossos representantes e que em
breve após a escolha nosso país comece a tomar seu rumo de crescimento
novamente.