• Matéria: Português
  • Autor: FBruna
  • Perguntado 9 anos atrás

LEIA atentamente os versos de Mário Quintana e ASSINALE a ÚNICA alternativa que NÃO apresenta intertextualidade:

Escolha uma:
a. “Mestre Alfaiate gaba o seu corte ao freguês... Por que motivo só não pode o Poeta Elogiar o que fez?”
b. “Sinto-me naquela antiga Londres onde eu queria ter andado nos tempos de Sherlock – o Lógico e de Oscar – pobre Mágico...”
c. “Eu me distraio a construir castelos...Tão altos sempre... cada vez mais belos!... Nem D. Quixote teve morte assim...”

d. “Nos acontecimentos, sim, é que há Destino: Nos homens, não - espuma de um segundo...Se Colombo morresse em pequenino, O Neves descobria o Novo Mundo!”

Respostas

respondido por: alineonline
5
 A intertextualidade se completa na mente do leitor. Se você não reconhecer as referências, para você não haverá intertextualidade. O que, em termos literários, não é um erro. Porém, se a intertextualidade é feita de maneira explícita, o autor está balançando uma bandeira de alerta: ei, leitor, você TEM que saber ISSO AQUI pra entender o que eu estou dizendo!

Aliás, ontem eu tive que parar a leitura de um livro porque a autora MANDOU: "você já assistiu o filme tal? Se não viu, pare de ler agora e vá assistir, pois eu vou contar o filme todo". Lá vou eu procurar o filme O.o

A opção b evoca Sherlock Holmes, personagem da literatura policial inglesa. A opção c evoca Dom Quixote, personagem de um clássico universal de origem espanhola. a opçõa d evoca Cristóvão Colombo, o navegador que "descobriu" a América. Salvo engano, não há referências intertextuais na opção a. Eu não reconheço nenhuma e o texto do enunciado informa que existe uma opção, na lista de opções não há uma "nenhuma das anteriores", então eu respondo opção a.
Perguntas similares