“O Serviço Social é uma profissão inserida na divisão social e técnica do trabalho, surgiu para atender uma demanda latente do capitalismo monopolista. Fale como ocorreu o processo de renovação do Serviço Social no Brasil e com qual objetivo.”
Respostas
O surgimento e a institucionalização do Serviço Social no Brasil ocorreram entre as décadas de 1930 e 1940, impulsionado pelo surgimento da classe trabalhadora e pela crescente necessidade de intervenção do Estado nas chamadas “questões sociais” na forma de políticas direcionadas ao bem estar da população.
Assim, o surgimento do Serviço Social tem relação direta com a oposição entre classe trabalhadora e condições de trabalho. Na sua fase inicial, a atuação deste profissional tinha uma perspectiva conservadora de controle social e ajuste nas condições de sobrevivência do trabalhador e de sua família.
Contudo a partir da década de 1960 inicia-se um processo de reformulação do Serviço Social Brasileiro e sua postura inicialmente conservadora passa por uma revisão.
O Serviço Social não só no Brasil, mas em toda a América Latina, assume um posicionamento mais crítico em relação às desigualdades sociais e a exploração da classe trabalhadora; tornando-se, portanto, mais comprometido com os interesses das camadas mais carentes da população com o objetivo de intervir perante os problemas sociais e possibilitar o acesso desta população a direitos fundamentais.
O serviço social tem um papel a cumprir dentro da sociedade bem como uma engrenagem da divisão sociotecnica conforme Montano (2009). Desta forma, ao profissional do serviço social é conferida(o):