Respostas
respondido por:
0
Segundo a Revista Brasileira de Cirurgia, diurese é um termo impróprio na acepção de urina, micção, freqüência miccional ou volume urinário. Diurese é excreção de urina, fenômeno que se dá nos rins. Um paciente com retenção urinária aguda pode, inicialmente, ter diurese normal. É errôneo citar diurese em lugar de urina, como nas construções: "diurese com densidade de 1.006", "diurese clara", "Paciente com diurese clara", "Diurese apresenta aspecto normal"; em lugar de micção; "Paciente apresentou diurese à tarde", "Paciente apresenta balonamento do prepúcio à diurese"; ou em lugar de volume urinário: "Anotar diurese". É aconselhável deixar de parte as expressões "diurese abundante" ou "micção abundante" pelo seu sentido jocoso. Podemos dizer urina abundante ou volume urinário abundante ou aumentado.
respondido por:
1
Urina é o produto da filtração renal.
A diurese é a excreção da urina.
Como interpretar os termos técnicos do trato urinário?
Este é um exercício de definições sobre a semiologia do trato urinário, com isso, tem-se:
Urina é definido como o produto da filtração renal.
- Por exemplo, um paciente produz 2 litros de urina por dia, aproximadamente.
A diurese é o produto da excreção renal, ou seja, a urina ao ser produzida fica armazenada na bexiga, entretanto, não significa que toda a urina produzida é excretada.
Em um caso clínico em que haja a obstrução urinária como a hiperplasia prostática benigna, apesar de a produção de urina estar normal, pode haver a não excreção de toda a urina, veja o exemplo abaixo:
- Paciente produziu 2 litros de urina, entretanto por haver a hiperplasia prostática, só conseguiu excretar 200mL de urina, ou seja, sua diurese está diminuída (oligúria).
Veja mais sobre Sistema Urinário em:
brainly.com.br/tarefa/46955358
#SPJ2
Anexos:
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás