• Matéria: Psicologia
  • Autor: laryscribeiro1
  • Perguntado 8 anos atrás

por que houve interesse inicial dos pesquisadores a cerca dos processos psicológicos básicos?

Respostas

respondido por: Renrel
1

Olá.

 

Por “pesquisadores iniciais”, podemos afirmar que esses são os “pais da "pesquisa psicológica" em laboratório”, Wilhelm Wundt e Gustav T. Fechner, que além de precursores do meio de pesquisa citado, foram importantes para a consolidação da Psicologia como um “ciência positivista”.

 

No final do século XIX, a Psicologia não era considerada uma “ciência séria”, por não se enquadrar nos padrões do positivismo de Auguste Comte. Uma das maiores críticas do positivismo era que os fenômenos estudados pela psicologia ("alma") não poderiam ser observados, logo, não se poderia ter certeza do que fosse construído, “por falta de fundamentação”.

 

Os processos psicológicos básicos pertenciam/pertencem à área do psiquismo, podendo ser observados, o que fez com o foco de Wundt e Fechner fosse direcionado para estes, abandonando o viés religioso/filosófico que os antecedeu no estudo da Psicologia. 


A razão maior do estudo dos processos psicológicos básicos foi a possibilidade de maior controle, para colocar a psicologia como uma ciência próxima da fisiologia, mas mesmo assim, Psicologia se tornou uma ciência independente.

 

Quaisquer dúvidas, deixe nos comentários.

Bons estudos.

Perguntas similares