• Matéria: Português
  • Autor: EliciaSantos7475
  • Perguntado 8 anos atrás

a descrição é um recurso utilizado tanto na prosa romântica quanto na prosa realista, mas com finalidades diferentes. compare a seguir duas descrições de personagens femininas: a primeira é de aurélia, da obra senhora, de José Alencar, e a segunda, de Maria Luísa, personagem do conto " a causa secreta". a) qual dos dois textos apresenta vocabulário e construção mais sofisticados, em estilos elevado e poético?? heeelllpppp :)

Respostas

respondido por: Kfranco23
12
A questão está incompleta. Faltaram os fragmentos de textos, mas ei-los abaixo:

I. "Era uma expressão fria, pausada, inflexível, que jaspeava sua beleza, dando-lhe quase a gelidez da estátua. Mas no lampejo de seus grandes olhos pardos brilhavam as irradiações da inteligência." 

II. "Era esbelta, airosa, olhos meigos e submissos; tinha vinte e cinco anos e parecia não passar de dezenove [...] e da parte da mulher com o marido uns modos que transcendiam o respeito e confinavam na resignação e no temor ."

Como já observado na questão, a descrição é um recurso bem utilizado tanto tanto na prosa romântica quanto na prosa realista, porém com propósitos diferentes.

Vamos ver um pouco sobre o estilo de cada um desses movimentos a fim de entendermos como se dar a descrição em ambos:

1. No Romantismo, os escritores detinham-se nos personagens idealizados, afinal o comportamento romântico caracteriza-se especialmente por atitudes emotivas diante das coisas, por isso a ênfase na subjetividade, na fantasia, e por isso o predomínio da emoção.

Dessa forma, podemos entender que a descrição romântica objetiva a idealização e o engrandecer.

2. No Realismo vemos o oposto. A ênfase é na realidade e, por isso o predomínio da razão. A subjetividade do Romantismo dar lugar à objetividade no Realismo.

A prosa realista também caracteriza-se por criticar a realidade, daí o engajamento. As personagens são retratadas com fidelidade.

Dessa forma, podemos entender que a descrição realista visa, sobretudo, a objetividade e a impassibilidade, a indiferença.

Então, resposta correta é:

I. "Era uma expressão fria, pausada, inflexível, que jaspeava sua beleza, dando-lhe quase a gelidez da estátua. Mas no lampejo de seus grandes olhos pardos brilhavam as irradiações da inteligência." 

(expressão de Aurélia)

A linguagem é puramente romântica (poética, idealizada) e vocabulário culto (sofisticado).

Espero ter ajudado.
Perguntas similares