• Matéria: História
  • Autor: bibiu0708
  • Perguntado 8 anos atrás

o que levou o japao a ocupar territorio da manchuria?

Respostas

respondido por: geovannalleaogv
3

Após o Incidente de Mukden e em violação as ordens emitidas por Tóquio, o comandante-em-chefe do Exército de Kwantung, Shigeru Honjō, ordenou que suas forças expandissem rapidamente suas operações ao longo da Ferrovia do Sul da Manchúria.[4] Sob o comando do Tenente-General Jirō Tamon, as tropas da 2ª. Divisão foram mobilizadas até a linha ferroviária e capturaram quase todas as cidades ao longo de seus 1.114 quilômetros (693 milhas) em uma questão de dias, ocupando An-shan, Haicheng, Kaiyuan, Tieling, Fushun, Szeping-chieh, Changchun, Kuanchengtzu, Yingkou, Dandong, e Benxi.

Do mesmo modo, em 19 de setembro, em resposta ao pedido do general Honjō, o Exército de Chosun na Coreia ordenou que a 20ª Divisão dividisse sua força, formando a 39ª Brigada Mista, que partiu no mesmo dia para a Manchúria, sem a autorização do imperador. Entre 20 e 25 de setembro, as forças japonesas tomaram Hsiungyueh, Changtu, Liaoyang, Tungliao, Taonan, Jilin, Chiaoho, Huangkutun e Hsin-min. Isso garantiu o controle das províncias de Liaoning e Jilin, junto com a linha ferroviária que conectava com a Coreia.

O governo civil japonês perdeu a sua autoridade por este grande ato de insubordinação.[4] No entanto, pelos relatos das rápidas vitórias sucessivas obtidas não foi capaz de se opor ao Exército, tomando a decisão de enviar três divisões de infantaria adicionais do Japão, começando com a 14ª Brigada Mista da 7ª. Divisão. Eventualmente, o imperador aprovou a ocupação da Manchúria. No início de outubro, as forças totais do Exército de Kwantung eram de cerca de 35.400 soldados.

Dos 160 mil soldados do Exército do Nordeste no principio do Incidente da Manchúria, cerca de 60.000 desertaram para o lado japonês. Dos restantes, cerca de 40.000 soldados do exército do senhor da guerra Zhang Xueliang se retiraram sem oferecer muita resistência, aderindo à política do Generalíssimo Chiang Kai-Shek. O resto das tropas, leais ao Exército Nacional Revolucionário permaneceram na província de Heilongjiang e, principalmente, ao redor de Harbin, sob o comando do general Ting Chao.A invasão japonesa da Manchúria (ou da Manjúria[2]) começou em 19 de setembro de 1931, quando a Manchúria foi invadida pelo Exército de Guangdong do Império do Japão imediatamente após o Incidente de Mukden. Os japoneses estabeleceram um Estado fantoche, chamado Manchukuo, e sua ocupação durou até o final da Segunda Guerra Mundial

Perguntas similares