Respostas
Resposta:
O reino monera foi criado para agrupar somente os organismos procariontes (lembre-se de que eles não têm membrana nuclear). Os únicos procariontes são as bactérias.
As maiorias das bactérias não possuem clorofila, sendo heterótrofos: essas seriam as mais parecidas com os primeiros seres vivos.
Pertencem ao Reino Monera organismos muito simples, de estrutura unicelular procarionte, autótrofos ou heterótrofos, isolados, embora algumas espécies podem apresentar-se como coloniais.
As evidências evolutivas demonstram que os organismos procariontes primitivos representam os ancestrais de todas as formas de vida conhecidas em nosso planeta. Além da ausência do envoltório nuclear, condição básica de todo procarionte, as células dos Monera não possuem organelas membranosas, como o retículo endoplasmático, o complexo de Golgi, as mitocôndrias ou os cloroplastos.
Apesar de apresentarem uma simplicidade na organização celular, os representantes do Reino Monera demonstram um grande potencial biológico, podendo ser encontrados em todos os tipos de ambientes do planeta, sejam terrestres, aquáticos ou aéreos.
O Reino Monera é atualmente dividido em dois ramos distintos: a divisão Schizomycophyta, que compreende as bactérias e a divisão Cyanophyta, que compreende as algas azuis ou cianofíceas.
Explicação: