Os tendões fazem parte dos componentes anatômicos dos músculos e são responsáveis por fazer a fixação do músculo nos ossos ou em tecidos subcutâneos e capsulares, auxiliando nos movimentos corporais. Sobre os tendões, avalie as afirmativas abaixo e coloque V para verdadeiro e F para falso: ( ) Os tendões são constituídos de tecido conjuntivo denso, formado por fibras de colágeno predominantemente do tipo IV. ( ) As fibras dos tendões são constituídas pelas unidades proteicas denominadas tropocolágenos, que são reforçadas por ligações covalentes, por pontes de hidrogênio e por interações hidrofóbicas ( ) O tipo celular mais ativo do tecido tendíneo é o fibroblasto, que sintetiza as fibras colágenas e as glicoproteínas e proteoglicanas presentes na matriz extracelular. ( ) O processo de reparo da lesão do tendão apresenta a seguinte sequência, hemorragia, inflamação, seguida de proliferação de fibroblastos, com produção de colágeno e consequente remodelação. Assinale a alternativa que representa a sequência correta de V e F. Escolha uma: a. V, V, V, V. b. F, V, V, V. Correto c. V, V, F, F. d. F, F, F, F. e. V, F, V, F.
Marta9876:
F V V V
Respostas
respondido por:
52
Resposta certa - F V V V
respondido por:
8
Resposta:
b. F, V, V, V. - Correto. Corrigido pelo AVA!
Explicação:
( F) Os tendões são constituídos de tecido conjuntivo denso, formado por fibras de colágeno predominantemente do tipo IV.
( V) As fibras dos tendões são constituídas pelas unidades proteicas denominadas tropocolágenos, que são reforçadas por ligações covalentes, por pontes de hidrogênio e por interações hidrofóbicas
( V) O tipo celular mais ativo do tecido tendíneo é o fibroblasto, que sintetiza as fibras colágenas e as glicoproteínas e proteoglicanas presentes na matriz extracelular.
(V) O processo de reparo da lesão do tendão apresenta a seguinte sequência, hemorragia, inflamação, seguida de proliferação de fibroblastos, com produção de colágeno e consequente remodelação.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás