• Matéria: História
  • Autor: anhgaljsj
  • Perguntado 8 anos atrás

explique a politica na Grécia antiga?

Respostas

respondido por: acletsonov7w2f
12
Sociedade e organização política 

São inúmeras as diferenças entre a Grécia moderna e a Grécia Antiga. O mundo grego antigo estendia-se por uma área muito maior do que o território grego atual. Além disso, há outra diferença básica. Hoje, a Grécia constitui um país, cujo nome oficial é República Helênica. 

As decisões políticas, principalmente em Atenas, cidade onde surgiu a democracia grega, eram tomadas na Ágora (espaço público de debate político). 


A política se constitui em algo sempre presente na vida do homem a partir do momento em que ele relaciona-se com a vida em sociedade na busca constante de transformações de uma realidade insatisfatória para eles. O ser humano portanto tem todos os meios para mudar sua própria história que está intrinsecamente ligada à política como afirma o filósofo Aristóteles no século IV a.c "O homem é, por natureza, animal social e político". Segundo MAAR, o termo "política" foi criado a partir da atividade social desenvolvida pelos homens da polis, a "cidade - estado" grega. 

Na Grécia, ao lado destas atribuições do soberano, a atividade política desenvolver-se-ia como cimento da própria vida social. O que a política Grega acrescenta aos outros estados é a referência à cidade, ao coletivo da pólis, ao discurso, à cidadania, à soberania, à lei. 

O Real significado de política é oriundo da pólis grega, porque esta era exercida no coletivo nas cidades-estados pelos que eram considerados cidadãos, enquanto que em Roma as decisões se constituem de forma centralizada e autoritária ligado ao jogo de poder que se fortalecem através do estado e se institucionalizou (Estado Romano) deixando de ter um real cunho político.
Perguntas similares