Respostas
Olá.
No texto nomeado de “O que é ser humano?”, Ubiratan D’Ambrosio disserta sobre sua perspectiva de “ser humano”, partindo de um tríade interdependente, que o autor nomeia de “Triângulo da Vida”: indivíduo | outro(s) / sociedade | natureza.
Segundo o autor, o humano depende tanto da natureza quanto da sociedade para existir. Parafraseando com o autor, “nenhum dos três existe sem os demais” (D’AMBROSIO, p. 1). O que diferencia o humano dos demais seres vivos é a forma que são feitas as interações no chamado “Triângulo da Vida”.
Na busca por sobrevivência, que é visto como básico para autores como A. Maslow, D’Ambrosio afirma que os comportamentos básicos do homem é reconhecer o outro, aprender, ser ensinado, adaptar-se e cruzar com o outro (dentro da sociedade), com o intuito de sobreviver e dar continuidade à espécie, como manda a Seleção Natural.
Quaisquer dúvidas, deixe nos comentários.
Bons estudos
Antes de começar a escrever, reflita sobre a fala da profª Vera Candau: “construir a igualdade na diferença”. Como promover a igualdade e na diferença, abolindo tratamentos discriminatórios das escolas?