Respostas
respondido por:
0
17 de janeiro de 2016 at 14:51
A Marinha e o Brasil da crise econômica: será necessário reformular o PROSUPER e tudo mais que foi planejado entre 2009 e 2013?
Posted by Roberto Lopes

Ilustração que resume os otimistas planos da Marinha brasileira formulados no período 2009-2013
Por Roberto Lopes
O que justifica este texto são as previsões e o noticiário econômico das primeiras duas semanas de 2016.
Eles nos permitem imaginar que o horizonte dos próximos dez anos seja ainda de incertezas (para não falarmos em más perspectivas, ou expectativas pouco animadoras).
Mas é preciso admitir: a diferença entre o processo de recuperação da economia brasileira e o processo de recuperação da economia venezuelana, por exemplo, é que, além de o Brasil possuir instituições políticas muito mais sólidas e confiáveis – e uma imprensa atenta, vigilante, de bom nível intelectual –, o território brasileiro, por sua diversidade física, guarda um potencial de recursos infinitamente superior ao do venezuelano.
Infinitamente superior nas riquezas e, diga-se, nas capacidades humanas para alavancar a infraestrutura, o agronegócio e as soluções na área da Informática.
Isso tudo nos permite admitir, de forma cautelosa, a previsão dos mais otimistas de que, por volta de 2018, ou 2019, teremos o fim do encolhimento da Economia, e o início de um período de estabilidade em que, dadas as (indispensáveis) condições políticas, o país terá a chance de se preparar para voltar a crescer.
Essa recuperação será, contudo, lenta.
Não veremos crescimento anual consistente – dizem os especialistas (do governo e os independentes) –, acima de 2% do PIB, antes de 2025; e, possivelmente, só poderemos voltar a sonhar da forma deliciosa que sonhamos em 2007 e 2008 – quando soubemos que tínhamos o pré-sal – nos anos de 2030.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás