O gasto energético total (GET) depende das atividades realizadas pelo indivíduo. Seu resultado será a soma dos gasto energético basal mais a soma da quantidade das atividades realizadas durante o dia. entretanto, para podermos calcular o dispêndio energético precisamos primeiro entender a diferença básica entre atividade física e exercício físico. defina atividade física e exercício físico e aponte um exemplo se cada.
Respostas
Olá.
Segundo o citado autor, atividade física é todo e qualquer movimento feito no corpo pelos músculos esqueléticos (que envolvem os ossos), levando o organismo a ter um gasto energético maior do que quando se está em repouso (parado, sem movimentação).
Ex.: lavar o próprio(a) carro/moto; limpar a casa e etc.
Exercício físico é toda e qualquer atividade física premeditada, planejada, estruturada, feita de maneira repetida por alguma razão, que geralmente é a melhoria ou conservação da aptidão física/saúde.
Ex.: corridas; alongamentos.
Quaisquer dúvidas, deixe nos comentários.
Bons estudos
Enquanto a atividade física pode ser entendida, em um contexto muito amplo, como todo o tipo de movimento produzido pelos músculos e que nos causam um gasto energético acima do que teríamos em repouso. Ou seja, é tudo o que realizamos, no dia a dia, quando não estamos descansando, por exemplo, andar do quarto para a sala, limpar a casa, lavar a louça, passear com o cachorro, descer a escada do prédio, brincar com os filhos, levantar para atender o telefone, cuidar do jardim e etc.
O exercício físico, por sua vez, é uma sequência sistematizada de movimentos que são executados de maneira planejada e possuem um objetivo específico. Ela é repetitiva e deve ser feita com a ajuda de um profissional de saúde, geralmente, por educador físico ou fisioterapeuta, pois somente ele poderá determinar a intensidade ideal, a duração, as cargas e o objetivo de acordo com o perfil e o estado físico da pessoa. Sendo assim, o exercício físico pode servir para desenvolver capacidades físicas, equilibrar ou aumentar a musculatura, reduzir de maneira mais rápida o peso corporal, melhorar a capacidade respiratória, diminuição da pressão arterial e precaver o surgimento de doenças, como diabetes e patologias cardiovasculares. Alguns dos exemplos mais comuns são a corrida, a musculação, a natação, o futebol, dentre outros esportes.