• Matéria: Química
  • Autor: maduchavez8217
  • Perguntado 8 anos atrás

Ao abastecer um automóvel com gasolina, é possível sentir o odor do combustível a certa distância da bomba. Isso significa que, no ar, existem moléculas dos componentes da gasolina, que são percebidas pelo olfato. Mesmo havendo, no ar, moléculas de combustível e de oxigênio, não há combustão nesse caso. Três explicações diferentes foram propostas para isso:

I. As moléculas dos componentes da gasolina e as do oxigênio estão em equilíbrio químico e, por isso, não reagem.
II. À temperatura ambiente, as moléculas dos componentes da gasolina e as do oxigênio não têm energia suficiente para iniciar a combustão.
III. As moléculas dos componentes da gasolina e as do oxigênio encontram-se tão separadas que não há colisão entre elas.

Dentre as explicações, está correto apenas o que se propõe em

a) I.
b) II.
c) III.
d) I e II.
e) II e III.

Respostas

respondido por: arha
40
Para que ocorra a reação entre as moléculas de gasolina e as moléculas de oxigênio, é necessário o fornecimento de energia, que deve ser maior ou igual à energia de ativação da reação. Assim, apenas a afirmativa II é correta. Resposta: b
respondido por: viniciusrm19
37

Letra b.

As moléculas de oxigênio e gasolina, à temperatura ambiente, não apresentam energia suficiente no sistema para que a combustão ocorra, o que explica a sua manutenção.

Diante disso, para que ocorra a reação, é preciso que haja catalisadores ou o aumento da energia (a partir do aumento da temperatura), para que haja um aumento da energia de ativação e grau de atividade das moléculas, gerando o processo de combustão.

Perguntas similares