Na Escola Municipal Deputado Ubaldo Corrêa, em Santarém (PA), município situado na confluência dos rios Amazonas e Tapajós, a 1.369 Km de Belém, o planejamento, do início do ano letivo é amplo e detalhado, engloba a planificação dos instrumentos que propõem ações e metas a serem alcançadas – a proposta pedagógica, o plano anual de metas, e o plano de ação do conselho escolar.
De acordo com o vice-diretor da instituição, no início de cada ano é realizada uma jornada pedagógica, onde os professores analisam os dados do rendimento escolar, os objetivos e metas previstos para o ano anterior e implementam novas ações. Ele explica que os dados estatísticos registrados a cada bimestre, como índices de aprovação, reprovação, evasão e faltas, são analisados em conjunto, pela equipe gestora da escola, pais e alunos. E a cada semestre, eles avaliam as práticas pedagógicas e propõem melhorias nas ações para o ensino aprendizagem. A escola também promove inúmeras atividades curriculares e extracurriculares que contribuem para fortalecer o compromisso de professores e gestores com o plano de trabalho escolar e de crescimento profissional, tais como encontros pedagógicos e administrativos e reuniões do conselho escolar e do conselho de classe.
Observação : Essa escola recebeu o Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar – Ciclo 2006-2007, promoção conjunta do Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed), da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e da Fundação Roberto Marinho, por alcançar o proposto pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 3,8 em 2005, atingiu, em 2007, o valor de 4,1, maior do que estava previsto para 2009, que era de 4,0.
Disponível em : http://portaldoprofessor.mec.gov.br/conteudoJornal.html?idConteudo=141 Acesso em: 27 nov. 2016.
Supondo-se que a referida escola tenha apresentado os resultados que seguem, estabeleça a relação entre o rendimento dos alunos do 2º Ano A e a tabela do Cronograma de Formação de Professores.
Escola Municipal Deputado Ubaldo Corrêa
Percentuais de alunos com rendimento satisfatório por bimestre
Escola Municipal Deputado Ubaldo Corrêa
Cronograma de Formação de Professores
Ano: 2º Vigência: 2015
Você deve elaborar um texto dissertativo de no máximo 10 linhas, abordando os seguintes aspectos:
a) relação entre plano rendimento dos alunos e de formação de professores.
b) gestão pedagógica do currículo.
Não se esqueça de dar um título ao seu texto.
Observação: o número de linhas é uma referência apenas.
Procure seguir a seguinte estrutura:
Título: _______________________
1º Parágrafo: Analisando-se os gráficos referentes ao aproveitamento dos alunos do 2º ano A em 2015, percebe-se que .......
2º Parágrafo: Ao se relacionarem esses dados ao cronograma de formação de professores, é possível perceber que ......
3º Parágrafo: Assim sendo, é possível concluir que .....
Critérios de avaliação:
Atendimento ao solicitado (Elaboração de um texto de no máximo dez linhas abordando a relação entre o rendimento dos alunos e o plano de formação de professores além da gestão pedagógica do currículo, com título) 1,0
Adequação da linguagem ao meio acadêmico e correção gramatical. 0,5
Respostas
Após uma análise e estudo dos gráficos referentes ao aproveitamento dos alunos, entende-se que o plano pedagógico foi seguido, mas, a questão de aproveitamento teve uma grande oscilação dependente do conteúdo, uma vez que nota-se a necessidade de formação do professor dentro uma disciplina. Pois, a mesma disciplina possui vários temas, que exigem uma dedicação diferente. Mas, no caso de Português, quando o professor nota uma queda no rendimento, toma as iniciativas em grupo através da gestão democrática e refaz o plano, consegue superar as expectativas de aprendizado, aumentando o rendimento seguindo seus objetivos.
Ao relacionar os dados com as formações de professores, verifica-se a necessidade de formação continuada, pois, se o rendimento oscila, altera e não se mantém estável, o professor, tem a necessidade de se reestruturar para que consiga amplificar conhecimentos ou substituir suas ferramentas, por algo inovador e motivador, para que concentre a atenção dos alunos e os mesmos aumentem seus conhecimentos.
Sendo assim, é possível resumir a necessidade de estudos de resultados contínuos, formação continuada, planejamento sempre e uma gestão democrática ativa, para que em grupo se concretizem a gestão pedagógica do currículo, sempre procurando melhorias.