• Matéria: Português
  • Autor: DarknessGirls
  • Perguntado 8 anos atrás

Preciso fazer 5 Perguntas sobre esse texto , pra amanhã.... Poderiam me ajudar?
#obs perguntas e resposta

Eles gastam muito
Com um apetite consumista maior que
o da média da população, o jovem brasileiro
sabe onde quer gastar e ainda influencia as
compras da famíli
São adolescentes, mas pode chamá-los de maquininhas de consumo. Um estudo realizado com garotas e rapazes de nove países mostra que no Brasil sete em cada dez jovens afirmam gostar de fazer compras. Desse grupo de brasileiros, quatro foram ainda mais longe – disseram ter grande interesse pelo assunto. O resultado da pesquisa, que tomou como base um trabalho da Organização das Nações Unidas (ONU) chamado Is the Future Yours? (O Futuro É Seu?), foi significativo: os brasileiros ficaram em primeiríssimo lugar no ranking desse quesito, deixando para trás franceses, japoneses, argentinos, australianos, italianos, indianos, americanos e mexicanos. Ou seja, vai gostar de consumir assim lá no shopping center.

Veja – O jovem é um consumista?
Alissa Quart – Todo mundo é consumista, em maior ou menor grau, adultos ou adolescentes. Em 2001, os jovens gastaram 155 bilhões de dólares nos Estados Unidos. Em média, o adolescente americano gasta 60 dólares por semana do próprio dinheiro. Apenas 56% desse valor vem da mesada dos pais. O restante ele ganha sozinho, normalmente trabalhando em empregos de meio período.
Veja – Por que os jovens estão comprando produtos de luxo?
Alissa – Porque nos últimos anos as empresas adotaram a estratégia de direcionar esses produtos para os jovens. Esse avanço foi influenciado pelo estilo de vida dos astros de rap e hip hop, que valorizam esses produtos em sua música e em sua vida pessoal. Marcas caras, como Louis Vuitton, tornaram-se símbolos de cultura popular. O interesse por esses símbolos de status também cresceu bastante entre os adultos e, por conseqüência, entre seus filhos.
Veja – Por que os pais não tentam barrar essa avalanche de consumismo juvenil?
Alissa – Porque o consumismo não é considerado um problema. O que preocupa é se as filhas vão engravidar ou se os filhos vão se viciar em crack. Nesse contexto, consumir é inofensivo. O consumo é visto como uma conquista do adolescente, sua primeira inserção no mundo adulto. Os pais dão mesadas aos filhos como uma preparação para a responsabilidade de ter o próprio dinheiro. Na verdade, o consumismo só se torna realmente perigoso quando assume proporções exageradas.
Veja – Como mostrar a um adolescente que um produto de luxo que ele deseja comprar está fora da realidade?Alissa – Pais e filhos deveriam tentar um olhar crítico em relação à mídia e à publicidade. Não é fácil, pois o marketing moderno utiliza-se de técnicas sutis para atingir os jovens. É comum nos Estados Unidos "infiltrar" num shopping center adolescentes usando marcas de grife. A idéia é estimular seus amigos a comprar aqueles produtos. Os pais não devem apenas dizer não . Precisam também estar atentos às técnicas para induzir as compras

Respostas

respondido por: Anônimo
5
1. O Que influencia os jovens a comprarem produtos de marcas ?
R. São influenciados na maioria das vezes pelo estilo de vida dos astros de rap e hip hop, que valorizam esses produtos em sua música e em sua vida pessoal.


2. Segundo o texto, por qual motivo os pais dão mesada aos filhos ?
R. Os pais dão mesadas aos filhos como uma preparação para a responsabilidade de ter o próprio dinheiro.


3. Por que o consumismo não é considerado um problema?
R. Porque nos dias atuais o que preocupa é se as filhas vão engravidar ou se os filhos vão se viciar em crack. Portanto, nesse contexto, consumir é inofensivo. O consumo é visto como uma conquista do adolescente, sua primeira inserção no mundo adulto.


4. Segundo o autor do texto, de que outra forma podemos chamar os adolescentes ?
R. "Maquininhas de consumo".


5. Em relação ao consumismo exagerado, o que apontam as pesquisas e/ou estudos?
R. Estudos e pesquisas feitas, mostram que no Brasil os jovens têm um apetite consumista maior que o da maioria da população.
Sete em cada dez jovens afirmam gostar de fazer compras. Os brasileiros ficam em primeiro lugar no ranking desse quesito.

DarknessGirls: Brigado ❤ salvo minha Vida
Anônimo: Por nada !
Perguntas similares