• Matéria: Filosofia
  • Autor: Anônimo
  • Perguntado 8 anos atrás

Qual a provável diferença entre o pensamento platônico e o pensamento socrático no que se refere às suas concepções pedagógicas? Explique.

Respostas

respondido por: Matheusieti
2
Bom dia!


Com base no enunciado acima com relação as diferenças no processo pedagógico dos dois filósofos, podemos afirmar que:

Platão, diferente de Sócrates, deu base realista ao seu pensamento, tal como as pesquisas científicas, um objeto próprio de maneira que as idéias eternas e universais, ressaltam seus conceitos. 


Por outro lado, Sócrates mostrou em conceito o verdadeiro objeto da ciência. Por fim, Platão aprofundou a teoria e procurou determinar a relação entre o conceito e a realidade fazendo deste problema o ponto de partida da sua filosofia.
respondido por: EduardoPLopes
0

A diferença entre o pensamento platônico e o pensamento socrático no que se refere às suas concepções pedagógicas é que o pensamento socrático é mais prático e direto e o pensamento platônico mais teórico e reflexivo.

Sócrates defendia que a Filosofia deveria ser realizada através da maiêutica: cabia ao professor - o filósofo - indagar os seus alunos e, por meio de suas perguntas, fazer com que eles, na prática, raciocinassem e chegassem a conclusões, de modo que é um método interativo e direto de educar.

Já Platão - que, vale lembrar, de fato fundou uma Instituição de Ensino, a Academia - defendia um modelo mais erudito e detido de estudos. Cabia ao aluno ler os clássicos, refletir sobre os conceitos em si mesmos e buscar se aproximar da verdade quase que sozinhos, sem uma preocupação prática de mudar o mundo aqui e agora.

Mais sobre a filosofia de Sócrates em:

https://brainly.com.br/tarefa/675081

Anexos:
Perguntas similares